Quando o assunto é empreender, a boa intenção de amigos e familiares nem sempre vem acompanhada do conhecimento necessário para tomar decisões estratégicas. No universo dos pequenos negócios, confiar em palpites pode custar caro. Por isso, o Sebrae Minas reforça a importância de buscar orientação qualificada para enfrentar os desafios e alavancar o crescimento das micro e pequenas empresas. 6b4572
Com esse objetivo, o Sebrae Minas retoma a campanha “Chega de pitaco! Chame quem entende. Chame um consultor do Sebrae”, assinada pela agência Lápis Raro. A iniciativa tem como público-alvo os donos de microempresas, empresas de pequeno porte e produtores rurais. A proposta é colocar o Sebrae como parceiro técnico mais indicado para apoiar o empreendedor em todas as fases da sua jornada.
Para dar vida à mensagem, foi criado o personagem “Senhor Pitaco”, que representa o conhecido palpiteiro, cheio de sugestões sem embasamento, que mais atrapalham do que ajudam. Com suas ideias mirabolantes, ele é o oposto do que o Sebrae oferece: orientação prática, embasada e estratégica.
A campanha reforça que ter ao lado quem realmente entende do assunto faz toda a diferença na hora de organizar as finanças, atrair clientes, planejar a expansão ou, até mesmo, aumentar a competitividade, bem como traz clareza, direcionamento e soluções práticas e personalizadas para cada tipo de empreendimento.
“Um dos erros que o empreendedor pode cometer é tomar decisões com base em achismos. O Sebrae oferece consultorias com profissionais qualificados, que conhecem a realidade dos pequenos negócios e têm experiência para propor soluções viáveis e efetivas. Com apoio certo, o crescimento do negócio pode ser mais estratégico, sustentável e seguro”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
A instituição oferece vários tipos de consultorias, em diversas temáticas, com atendimento personalizado e sob medida, pensado para as necessidades reais do negócio – seja um empreendedor iniciante ou experiente. O consultor oferecerá orientações práticas para superar desafios e tomar decisões com mais confiança, com objetivo de vender mais e atrair mais clientes; organizar a empresa e colocar as finanças em dia; aumentar a competitividade; reduzir custos; e melhorar a gestão. As consultorias do Sebrae contam com condições íveis para pequenas empresas. Para saber mais, e aqui.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31) 3379-9276 / 9278 / 9139
(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)
[email protected]
Com o tema ‘Educar para o Futuro’, Paracatu será palco do Seminário Regional de Educação Empreendedora, realizado pelo Sebrae Minas e pela Superintendência Regional de Ensino. O evento vai ocorrer no dia 29 de maio, para professores e servidores das redes estadual e municipal de ensino da região Noroeste, na Catedral da Benção. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link, com vagas limitadas.
O seminário tem o objetivo de sensibilizar os educadores sobre a importância do empreendedorismo e da educação inclusiva na era da conectividade. “Será uma oportunidade para discutir práticas pedagógicas inovadoras e estratégias que preparem os estudantes para os desafios do futuro”, avalia a analista do Sebrae Minas Rhayssa Neto.
A programação terá a palestra ‘Cuidar de Quem Ensina: Inteligência Emocional na Prática Docente’, com o especialista em programação neurolinguística e diretor do Centro Brasileiro de PNL, Everton Saulo. A palestra ‘Ensinar é Incluir: O Papel Transformador da Escola’, com o secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Marcelo Aro. E encerra com a palestra ‘Pareando o Bluetooth’, com o multiartista, educador e comunicador Álvaro Lages.
O público ainda vai assistir ao Boas Práticas Que Ensinam, com a apresentação de cases de educação empreendedora desenvolvidos nos municípios de Arapuá, Morada Nova de Minas e Patos de Minas.
-
SERVIÇO
Seminário Regional de Educação Empreendedora
Data: 29 de maio
Horário: 9h às 17h
Local: Catedral da Benção (Av. Olegário Maciel 766, Centro – Paracatu – MG)
Inscrições gratuitas: neste link
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Noroeste e Alto Paranaíba
Henrique Ulhoa (STARK) – (31) 99445-2460
A ambiência Legal para o Desenvolvimento Econômico será tema do Encontro Regional de Lideranças, que será promovido no dia 11 de junho, em Lagoa da Prata, no Centro-Oeste do estado. O evento tem como objetivo conscientizar vereadores, assessores, secretários municipais, prefeitos e vices sobre o papel dos agentes públicos na elaboração de políticas relacionadas ao desenvolvimento econômico e à melhoria do ambiente de negócios nas cidades.
No encontro será realizada a palestra “Desenvolvimento Econômico – Desafios e Oportunidades”, com o consultor no assunto Juliano Cornélio. Ele associa o crescimento real das cidades àquelas que se preparam para o futuro, criando um ambiente simples, justo e acolhedor para quem deseja empreender e gerar oportunidades. “O evento é uma oportunidade para compartilhar caminhos, despertar lideranças e mostrar que é possível transformar a realidade dos municípios. Vamos somar forças com todos que acreditam que o desenvolvimento começa com atitude e visão”, frisa.
Também estão previstas palestras sobre: ‘Caminhos práticos para atualizar legislações e facilitar processos’; ‘Simplificação do ambiente de negócios por meio da Rede Sim + Livre e da Lei de Liberdade Econômica’; e ‘Compras públicas como indutor de desenvolvimento local’.
“O intuito do evento é mobilizar e orientar os gestores públicos da região sobre a importância de leis bem estruturadas, que serão aliadas na transformação da realidade econômica das cidades, criando um ambiente favorável ao crescimento dos pequenos negócios e à geração de emprego e renda”, explica o analista do Sebrae Minas Denis Magela.
O presidente da Agência Novo Oeste, Leonardo Gabriel, destaca que “um ambiente legal cria uma base sólida para as atividades econômicas, investimentos e inovação, proporcionando previsibilidade, proteção e incentivos para empresas e indivíduos participarem ativamente da economia local”, enfatiza.
A iniciativa, promovida pelo Sebrae Minas, em parceria com a Agência Novo Oeste, será realizada no auditório do Sicoob União Centro-Oeste, das 13h às 18h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone (37) 98802-0138.
SERVIÇO
Encontro Regional de Lideranças
Data: 11 de junho
Horário: 13h às 18h
Local: Sicoob União Centro-Oeste – Av. Benedito Valadares, 590, Centro
Informações e inscrições: (37) 98802-0138
Evento gratuito
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste
Thiago Carvalho (Stark)
(37) 98829-3910 (WhatsApp)
[email protected]
Conhecida pelo patrimônio histórico e cultural, a cidade de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, se destaca quando o assunto é música. As tradicionais serenatas e a Vesperata atraem turistas durante todo o ano, além da programação erudita do Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita. Diante deste potencial, o Sebrae Minas está com inscrições abertas para o programa “Inovação Musical”.
De 3 a 6 de junho, serão promovidas formações gratuitas para empreendedores do segmento. Os interessados em participar devem se inscrever no site Sympla. Ao todo, vão ser ofertadas três capacitações: ‘Empreender na Música’, ‘Crescer no Conjunto’, e ‘Módulos Especiais Formativos’. No programa, que é apoiado pela Prefeitura, os conteúdos serão ministrados pelo Instituto Orquestra Ouro Preto, e direcionados para públicos específicos.
De acordo com o gerente do Sebrae Minas na Regional Jequitinhonha e Mucuri, Rogério Fernandes, uma das ideias centrais da iniciativa é estimular a gestão dos negócios de empreendedores criativos. “Uma vez que esse segmento está qualificado, é possível se diferenciar no mercado, alcançando melhores resultados. Com esta formação, o músico terá mais possibilidades de fazer o seu planejamento, gerir o seu negócio e sua carreira”, frisa.
Confira os módulos:
Módulo I: Empreender na Música
Data: 3 de junho
Horário: 9h às 13h; 14h às 18h
Público: empreendedores de pequenas formações, bandas ou duplas.
Módulo II: Crescer no Conjunto
Data: 4 de junho
Horário: 9h às 13h; 14h às 18h
Público: escolas de música, bandas civis, fanfarras e grupos de médio porte.
Módulo III: Luthieria como Negócio
Este módulo prevê a qualificação dos empreendedores musicais visando a expansão profissional, e do negócio, por meio da luthieria, que se caracteriza como a arte de construir e reparar instrumentos musicais de corda, consolidando-se como um nicho de mercado com grande potencial no Brasil.
Data: 5 e 6 de junho
Horário: 9h às 13h; 14h às 18h
Público: para este módulo, serão selecionados dez participantes dentre os inscritos nos módulos I e II.
SERVIÇO
Oficinas “Inovação Musical”
Data: 3 a 6 de junho
Local: Escola de Música – praça Doutor Prato, Diamantina
Inscrições: Sympla
Informações: (38) 3531‑6167
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Jequitinhonha e Mucuri
Samuel Martins (Stark)
[email protected]
Entre 27 e 29 de maio, Uberlândia vai receber produtores, empresas, especialistas e instituições do setor em uma extensa programação para a Aquishow 2025. Nos últimos cinco anos, a piscicultura mineira registrou um salto expressivo em sua produção. De acordo com o Anuário da Piscicultura 2025, divulgado pela Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), o volume de peixes cultivados em Minas Gerais ou de 44,3 mil toneladas, em 2020, para 72,8 mil toneladas, em 2024 – um aumento de 64,3%. Esse desempenho colocou o estado na terceira posição entre os maiores produtores do Brasil, atrás apenas do Paraná e de São Paulo.
Nesse cenário, o Triângulo Mineiro vem ganhando espaço como um novo centro promissor. A região se beneficia de vantagens logísticas e estruturais, sendo um dos principais polos de insumos, transporte e comercialização do agronegócio nacional, além do grande potencial hídrico com as bacias dos Rios Grande e Paranaíba. Essas características favorecem o ambiente de negócios, impulsionam o crescimento da atividade na área e atraem eventos como o Aquishow 2025, considerado um dos mais importantes da aquicultura brasileira.
Parceiro do evento, o Sebrae Minas é o organizador de três painéis programados para o dia 29/5, voltados ao debate dos aspectos relacionados à legislação do setor, governança regional, além de mostrar a experiência de alguns produtores da região.
De acordo com o gerente do Sebrae Minas na Regional Triângulo, William Brito, o evento será uma oportunidade estratégica para mobilizar os atores locais e construir soluções conjuntas para os desafios enfrentados. “O potencial hídrico da região pode ser melhor aproveitado. Hoje, os piscicultores atuam de forma isolada. Nosso objetivo é ajudar a organizar essa cadeia produtiva, que enfrenta dificuldades com aspectos como processamento, comercialização e, até mesmo, descarte de resíduos. Este evento tem o intuito de mobilizar os piscicultores e as entidades relacionadas com essa cadeia produtiva, de forma que seja elaborado um plano de trabalho com ações de curto, médio e longo prazos”, afirma.
Também são apoiadores do evento: Faemg/Senar; Emater Regional; Sindicato Rural de Uberlândia; Secretaria Municipal de Agricultura; e Núcleo Sindical do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
Evento Tradicional
Desde 2009, a Aquishow Brasil tem se consolidado como um dos mais relevantes encontros do setor aquícola no país. Ela reúne os principais elos da cadeia produtiva. A expectativa dos organizadores é atrair 6 mil visitantes, entre produtores, empresários, pesquisadores e representantes do poder público. Esses visitantes virão de todas as regiões do Brasil e de ao menos 17 países. No evento anterior, houve forte presença latino-americana. Em 2024, o evento movimentou R$ 100 milhões em negócios. Agora, a meta para este ano é ampliar esse volume em 15%.
Sob o lema “Inovando e Crescendo com a Aquicultura”, a edição de 2025 apresentará tecnologias em genética, insumos, equipamentos e soluções sustentáveis. A programação inclui painéis técnicos, palestras e rodadas de negócios. Haverá também atividades paralelas voltadas à valorização do conhecimento e da inovação. Entre os destaques estão o torneio Tarrafeador de Ouro, o quiz interativo AquaQuiz e a entrega dos prêmios Inovação Aquícola e Personalidades Brasileiras da Aquicultura.
Programação Sebrae Minas na Aquishow 2025:
1– 29/05 – 9h às 10h
Tema: Governança na piscicultura – Desafios e oportunidades – Colaboração governamental para apoio da atividade
• William Brito – Gerente do Sebrae Minas na regional Triângulo
• Bruno Machado Queiroz – Assessor Técnico da Diretoria de Cadeias Produtivas da Seapa
• Ricardo Tuller – Gerente regional do Sistema Faemg/Senar
• Thiago Silveira – Secretário de Agronegócio Prefeitura Municipal de Uberlândia
• Mediador: Gilberto Carlos de Freitas – Gerente Regional da Emater-MG
2– 29/05 – 10h30 às 11h30
Tema: Alternativas e Oportunidades para aquicultura. Peixe Ornamental e Aquaponia
• Guido Salardani Fernandes + Produtores – Faemg
• Rodolfo Fontana Costa – Técnico em Aquaponia
• Produtor Aquaponia (PMU)
3 –29/05 – 14h às 15h
Tema: De produtor para produtor – cases de Produtores. Desafios e oportunidades na piscicultura
• Fortunato Antunes – Rakki Pescados – (Ipiaçu/MG)
• Luis Gustavo (R Fish) – Produtor de Uberlândia
• Edvaldo Lopo Alkmim – Fazenda Vista Alegre – (Manga/MG)
• Mediadora: Fabiana Vilela (analista técnico Sebrae Minas)
A programação completa você encontra no site Aquishow Brasil.
Serviço
Aquishow 2025
Data: 27 a 29 de maio
Local: Master Casteli
Informações no site
Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas | Regional Triângulo
Vanessa Braga (Stark)
(34) 99903 8603
]]>Empreendedoras de Minas Gerais podem se inscrever no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) 2025 até o dia 15 de junho. O Prêmio possui cinco categorias para contemplar diferentes negócios liderados por mulheres: Pequenos Negócios, MEI, Produtora Rural, Ciência e Tecnologia e Negócios Internacionais.
Podem participar mulheres com mais de 18 anos, donas de pequenos negócios e que possuam CNPJ com no mínimo um ano de abertura. A iniciativa tem o objetivo de reconhecer histórias de superação, inovação e impacto social, valorizando o papel das mulheres e o protagonismo feminino à frente dos negócios. Além disso, visa inspirar outras mulheres a investirem em seus sonhos e acreditarem em seu potencial empreendedor.
Dúvidas na hora de fazer a inscrição? Confira abaixo um o a o detalhado para preencher o formulário da premiação e transformar a sua jornada empreendedora:
Etapas
O processo seletivo ocorre em três fases: estadual, regional (eliminatória) e nacional. As 35 finalistas da edição 2025 participarão de uma missão técnica, com todas as despesas custeadas pelo Sebrae. As três primeiras colocadas em cada categoria receberão prêmios em dinheiro — R$ 30 mil para o primeiro lugar, R$ 20 mil para o segundo e R$ 10 mil para o terceiro — além de mentoria on-line (para as primeiras colocadas) e capacitação pelo programa Empretec.
As vencedoras nacionais serão anunciadas durante o Delas Summit 2025, que acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro no CentroSul, em Florianópolis. O evento, considerado o maior encontro de empreendedorismo feminino do sul do Brasil, contará com dois dias de imersão em inovação, liderança e desenvolvimento de negócios, além de uma intensa programação de palestras, painéis e networking.
-
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025
Inscrições gratuitas até 15 de junho, pelo site:
https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/empreendedorismofeminino/premiomulherdenegocios#finalistas
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31) 3379-9139 / 9276 / 9278 / 9271
]]>Três cervejarias da Zona da Mata mineira foram premiadas no Concurso da Galera TremBier 2025, da 12ª edição do TremBier, festival de cerveja artesanal e cultura de Tiradentes, ocorrido entre 17 e 19 de maio. As cervejarias Dakza, BuonaCerva e Fathach ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente. Elas integram o projeto de cervejarias do Sebrae Minas, que tem o objetivo de fortalecer o setor por meio de capacitação e networking.
A cervejaria Dakza conquistou o primeiro lugar com a cerveja Magia Negra, uma Stout com coco, cacau, baunilha. Já o segundo lugar foi para a BuonaCerva, com a produção da Pão de Canela, uma Belgian Blonde Ale. Com a Coffe Lager (Lager com café), a Fathach levou a terceira posição no concurso. Neste ano, a premiação avaliou 22 amostras da bebida, de diferentes estilos. O objetivo do concurso é motivar e valorizar a cultura cervejeira mineira.
Projeto estratégico para cervejeiros
Dez indústrias da região da Zona da Mata integram o projeto de cervejarias do Sebrae Minas. Desde o início do ano, o grupo participa de ações como consultorias de gestão tributária, financeira e de liderança, eventos que incentivam o intercâmbio de conhecimentos e a conexão entre profissionais da indústria cervejeira, além de capacitações para aprimorar estilos comportamentais e fortalecer equipes de trabalho.
Segundo o analista do Sebrae Minas Gustavo Magalhães a iniciativa busca aprimorar o conhecimento dos empresários e fomentar oportunidades de crescimento no setor. “Nossa intenção é estabelecer uma rede de contato entre os empreendedores, com troca de experiências e desenvolvimento empresarial com foco no fortalecimento da cadeia produtiva cervejeira”, sublinha.
O analista acrescenta que eventos como o TremBier auxiliam no aumento rápido de faturamento das cervejarias participantes, devido ao grande volume de vendas concentradas em um período curto. Além disso, a participação neste tipo de ação também posiciona as empresas no mercado, dando visibilidade e abertura à novas frentes de vendas.
Festival TremBier
O evento une a arte cervejeira à rica cultura mineira. Os visitantes têm a oportunidade de degustar diversos rótulos produzidos por cervejarias artesanais regionais e nacionais renomadas. Nesta edição, foram mais de 28 marcas de cerveja presentes no festival.
Cervejas premiadas na 12ª edição do TremBier:
1º lugar: Dakza – Magia Negra (Stout com coco, cacau, baunilha)
2º lugar: BuonaCerva – Pão de Canela (Belgian Blonde Ale)
3º lugar: Fathach – Coffe Lager (Lager com Café)
Assessoria de Imprensa | Sebrae Minas – Regional Zona da Mata e Vertentes
Luciana Grillo – (32) 99925-9134
[email protected]
O trabalho em cerâmica do grupo Olaria Urbana será uma dos destaques no estande do Sebrae Minas durante a 26ª Feira Multissetorial de Santa Bárbara, que acontecerá de 22 a 24 de maio, a partir das 18h, na Praça da Estação. Com entrada gratuita, o evento tem a realização da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Santa Bárbara (ACISB) e apoio da Prefeitura e Câmara Municipal.
O grupo Olaria Urbana é formado por 15 artesãs especializadas em peças em cerâmica, que retratam a identidade e a cultura de Santa Bárbara. A formação foi incentivada pela Associação dos Artesãos do município, com apoio do Sebrae Minas, em parceria com o Instituto Cenibra.
Em 2023, por meio do programa Origem Minas – iniciativa do Sebrae que valoriza a produção com identidade territorial e qualidade reconhecida -, as artesãs aram por um ciclo de capacitações que resultou em um catálogo de produtos inspirados na arquitetura, religiosidade e elementos naturais do município. Neste ano, elas participaram de oficinas para aperfeiçoar a produção artesanal, elevar a profissionalização e a valorização do trabalho manual que une tradição e criatividade.
A analista do Sebrae Minas Fernanda Silva destaca a importância da Feira para gerar novas oportunidades de negócio e visibilidade aos empreendedores. “O artesanato é uma expressão genuína da economia criativa e do empreendedorismo cultural. O trabalho do Olaria Urbana terá destaque no estande do Sebrae Minas, evidenciando características como originalidade, qualidade dos materiais, e capacidade de representar a identidade cultural. Também reafirmamos o compromisso da instituição com o fomento ao empreendedorismo e à economia criativa”, explica.
Apoio à competitividade
O projeto também buscou preparar as artesãs para o mercado, com capacitações em gestão, precificação, controle de estoques, análise de insumos e desenvolvimento de produtos. O objetivo é ampliar mercados e preparar as artesãs para atender a um público cada vez mais interessado por produtos autênticos, que carregam histórias e significados. Para isso, as capacitações incentivam também o registro da identidade local nas peças, para atrair consumidores que valorizam a originalidade.
Sobre a Feira Multissetorial
Criada em 1997, a Feira é o maior evento de negócios e relacionamento empresarial do Médio Piracicaba. Entre os dias 22 e 24 de maio, o evento irá proporcionar aos diversos setores econômicos de Santa Bárbara e região a oportunidade de impulsionar sua marca, ofertar produtos e serviços, e ampliar a rede de relacionamento. O evento é promovido pela ACISB e pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Bárbara, e integra a programação da Semana do Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, reunindo cerca de 95 empresas e instituições de diversos segmentos. Saiba mais sobre o evento aqui.
-
SERVIÇO
Feira Multissetorial de Santa Bárbara
Data: 22, 23 e 24 de maio
Local: Parque de Exposições Adilson Melo – Av. Juscelino Kubitscheck, 85
Entrada gratuita
-
Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas – Regional Rio Doce e Vale do Aço
Fernanda Pereira
(31) 98250-1752
]]>O Sebrae Minas promove, nesta quinta-feira (22/05), o evento “Momento Gerencial – Mulheres e Oportunidades Financeiras”. Durante o evento, as participantes poderão conhecer as oportunidades financeiras oferecidas pelo Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) que, desde 31 de março, oferece 100% de garantia para mulheres empreendedoras na obtenção de crédito junto a instituições financeiras conveniadas. A programação conta com palestras, painéis, oficinas e atendimentos especializados. O evento terá início a partir das 13h, na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte.
A iniciativa visa estimular o empreendedorismo feminino e impulsionar negócios liderados por mulheres. O evento terá a palestra “Empreender é poder”, com a atriz e empresária Giovana Antonelli, que irá compartilhar sua trajetória inspiradora no empreendedorismo, com linhas de produtos próprias e investimentos em diversos negócios. Haverá, ainda, a palestra “Finanças como Ferramenta de Transformação”, com a head financeira na Boca Rosa Company, Bárbara Andrade. O evento também irá contar com com empresárias atendidas pelo Fampe, e atendimentos individuais com representantes de instituições financeiras, além de oficinas e capacitações.
Fampe para mulheres empreendedoras
Em 31 de março de 2025, foi aprovada uma medida histórica para apoiar mulheres empreendedoras na tomada de crédito. Desde então, as empreendedoras aram a contar com 100% de garantia nas operações de crédito pelo Fampe. Antes, essa garantia cobria até 80% do valor da operação. Isso significa, na prática, maior facilidade de o das mulheres ao crédito e mais oportunidades para expandirem seus negócios.
A iniciativa é válida até 31 de março de 2027, e contempla empresárias que atendam a um dos dois critérios: sejam sócias majoritárias da empresa, ou que, mesmo como sócias minoritárias, exerçam a função de as. Em Minas Gerais, as instituições financeiras que operam com o Fampe são o Sicoob, Sicredi, Banco do Nordeste, BDMG, Cresol e Banco Original.
Programação:
13h – Credenciamento
14h – Boas-vindas – abertura institucional e fala das instituições financeiras convidadas que operam o FAMPE
14h40 – Palestra Empreender é Poder com Giovana Antonelli
15h30 às 18h – Atendimento individual das instituições financeiras e atividades paralelas (oficinas e palestras da Semana do MEI)
18h às 19h – Café
19h – Histórias de quem faz com empresárias atendidas pelo Fampe
Convidadas: Marina Ulhôa – Fusilli | Adriana Teixeira Cruz Vieira – Sicoob Credisete | Ayslane Costa – Analista daUnidade de Desenvolvimento Territorial e Serviços Financeiros do Sebrae Minas com mediação de Michelle Chalub – Analista Sebrae Minas
20h – Palestra Finanças como Ferramenta de Transformação com BARBARA ANDRADE – Head financeira na Boca Rosa Company
21h – Considerações finais e encerramento
-
Momento Gerencial “Mulheres e Oportunidades Financeiras”
Data: Quinta-feira (22/05)
Horário: 14h (credenciamento a partir de 13h)
Local: Sede do Sebrae Minas – Av. Barão Homem de Melo 329, Nova Granada – Belo Horizonte.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31)3379-9139/9271/9275
]]>Na próxima terça-feira (27/5), às 19h, será lançado, em Uberlândia, o programa Construir 360, uma iniciativa do Sebrae Minas, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-TAP), Associação de Construtores do Triângulo Mineiro (Ascotrim) e Associação Uberlandense de Construtores (Assuc). Os interessados podem fazer a inscrição pelo link.
O “Construir 360” tem como objetivo promover uma gestão empresarial mais eficiente e integrada, com foco no aumento da produtividade, digitalização de processos, otimização de recursos, redução de custos, adoção de práticas sustentáveis e garantia da qualidade.
“O programa foi estruturado para responder aos desafios atuais do setor, criando um ambiente mais competitivo e sustentável para as pequenas empresas. A iniciativa também reforça o compromisso do Sebrae Minas com o desenvolvimento econômico, social e ambiental dos territórios mineiros”, destaca a analista da entidade Fabiana Queiroz.
A jornada oferece capacitações, consultorias, acompanhamentos, oficinas e articulação entre empresas, fornecedores e entidades representativas. Além disso, o programa está alinhado às diretrizes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Serviço
Construir 360
Data: 27/5 (terça-feira)
Local: Sebrae Minas – Av. João Naves de Ávila, 2627
Inscrições pelo link
Informações: (34) 3216-2581 ou (34) 3237-2290 (WhatsApp)
Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas | Regional Triângulo
Vanessa Braga (Stark)
(34) 99903 8603
]]>