ASN MG Atualização
Compartilhe

Pecuaristas do Vale do Mucuri vão receber consultorias subsidiadas do Sebraetec FIV

Iniciativa possibilita o melhoramento genético do rebanho com a técnica de fertilização in vitro
Por Da redação
ASN MG Atualização
Compartilhe

Produtores de leite do Baixo Vale do Mucuri participam do Sebraetec FIV, programa de o subsidiado ao processo de melhoramento genético do rebanho. A iniciativa do Sebrae Minas é voltada para produtores vinculados aos Sindicatos de Produtores Rurais de 11 cidades da região: Nanuque, Serra dos Aimorés, Carlos Chagas, Pavão, Crisólita, Águas Formosas, Fronteira, Machacalis, Santa Helena de Minas, Bertópolis e Umburatiba.

Para facilitar o o de pequenos produtores ao Sebraetec FIV, 70% do valor será subsidiado pelo Sebrae Minas, e os 30% restantes pelo produtor rural. Os interessados em participar do programa deverão procurar o Sindicato do Produtor Rural ou um dos parceiros como Sicoob Credinorte, Laticínios Mucuri e Sala Mineira do Empreendedor para mais informações.

A sigla FIV é referente ao processo de fertilização in vitro de bovinos, no qual o óvulo de uma vaca é fecundado em laboratório, o que leva a acelerar o melhoramento genético do rebanho, o aproveitamento das fêmeas mais novas ou mais velhas, que não ariam uma gestação natural, e o nascimento de animais com qualidade superior.

O método FIV também permite que haja mais embriões de uma única doadora, possibilite o nascimento de mais fêmeas para a pecuária de leite, padronize o grau de sangue desejado do animal de acordo com o sistema de produção, gera maior produtividade de leite e rebanho, além de aumentar a renda do produtor rural e a valorização da atividade leiteira.

“Mesmo os pequenos produtores devem enxergar as novas tecnologias de produção como impulsos para o avanço nas vendas e no dia a dia de produção. Com a fertilização in vitro, se torna possível planejar os negócios do campo com novas expectativas e melhoramento contínuo”, destaca a analista do Sebrae Minas Renata Carvalho.

A presidente do Sindicato do Produtor Rural de Machacalis, Klécila Portes, há três anos no cargo, ressalta que o programa representa um avanço econômico para a região, e uma oportunidade para os pequenos produtores rurais. “Além do melhoramento genético, a execução do Sebraetec FIV contribuiu para fomentar o comércio local, uma vez que impacta diretamente nos ganhos dos produtores”, destaca.

Resultados

Desde a sua implementação no Baixo Vale do Mucuri, em 2020, o projeto atendeu 206 produtores, alcançando 1.774 de prenhezes e 3.952 embriões contratados.

O produtor rural em Machacalis George Quaresma aderiu ao programa em 2021, com o objetivo de melhorar a qualidade genética do rebanho com tecnologia de baixo custo. “É uma grande conquista investir no crescimento do meu negócio pensando sempre no bem-estar do animal”, reforça.

Pecuária em números

Segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal 2020, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas Gerais tem a quarta maior população bovina do país, formada por 22,2 milhões de cabeças de gado. Além disso, de acordo com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), mais de 310 mil fazendas mineiras dedicam-se à pecuária de leite ou de corte no estado.

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação

Catherina Dias – (33) 99190-0011

[email protected]

  • FIV
  • melhoramento genético
  • pecuária
  • produtor rural
  • Sebraetec