https://mg-agenciasebrae-br.informativomineiro.com e conteúdos jornalísticos, nos mais variados formatos, focados na informação como aliada das micro e pequenas empresas Thu, 22 May 2025 23:13:24 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 Edição especial do Movimente é realizada na AgroBrasília 2025 8655t https://df.mg-agenciasebrae-br.informativomineiro.com/economia-e-politica/edicao-especial-do-movimente-e-realizada-na-agrobrasilia-2025/ <![CDATA[josemaciel]]> Fri, 23 May 2025 00:57:31 +0000 <![CDATA[Economia & Política]]> https://df.mg-agenciasebrae-br.informativomineiro.com/?p=7462 <![CDATA[Em meio ao cenário de inovações e negócios da AgroBrasília 2025, o Sebrae do Distrito Federal lançou luz sobre um tema essencial: o protagonismo feminino no campo. Com uma edição especial do Movimente, a instituição reuniu produtoras rurais, empreendedoras, lideranças femininas e representantes do poder público em um de experiências voltado à valorização do […]]]> <![CDATA[

Em meio ao cenário de inovações e negócios da AgroBrasília 2025, o Sebrae do Distrito Federal lançou luz sobre um tema essencial: o protagonismo feminino no campo. Com uma edição especial do Movimente, a instituição reuniu produtoras rurais, empreendedoras, lideranças femininas e representantes do poder público em um de experiências voltado à valorização do empreendedorismo feminino no meio rural. O evento foi realizado nesta quinta-feira, 22 de maio, como parte da programação do Espaço Sabores e Saberes do Campo, ambiente que o Sebrae concebeu em parceria com o Sistema FAPE/SENAR-DF. 5i608

O Movimente integra a agenda estratégica do Sebrae no DF, que tem desenvolvido estudos sobre negócios liderados por mulheres — do diagnóstico de desigualdades ao desenho de políticas públicas voltadas ao apoio e fortalecimento das empreendedoras, tanto da cidade quanto do campo.

“Acreditamos na importância de olhar com atenção especial para o empreendedorismo feminino — não apenas como uma iniciativa, mas como um compromisso, uma forma de retribuir tudo aquilo que já conquistamos”, afirmou Rose Rainha, superintendente do Sebrae no DF, na abertura da atividade.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

Segundo a dirigente, a decisão de realizar uma edição especial dentro da AgroBrasília está diretamente ligada à necessidade de ampliar o alcance das ações afirmativas. “Sabemos que há muitas dificuldades e, ao reconhecermos esses desafios, podemos estar junto de cada empreendedora. O Sebrae está pronto para ouvir, dialogar e construir, todos os dias, soluções que façam sentido para a realidade de quem empreende no campo e na cidade”, completou.

O fortalecimento do empreendedorismo feminino no campo também foi enaltecido por Fernando Cezar Ribeiro, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no DF. Para ele, reconhecer e incentivar a presença das mulheres no setor rural é essencial para impulsionar transformações sociais e econômicas de longo prazo. “É muito gratificante ver o resultado de todo o esforço que fazemos para construir esse pavilhão, que representa, para nós, um verdadeiro sucesso. As mulheres empreendedoras têm feito de seus negócios verdadeiras histórias de superação, transformação e desenvolvimento nos territórios onde atuam”, declarou.

Para Giselle Ferreira, secretária de Estado da Mulher do DF, o fortalecimento do empreendedorismo feminino no meio rural é um eixo fundamental das políticas públicas voltadas à equidade de gênero e ao enfrentamento da violência. “A pauta da mulher não é responsabilidade apenas da Secretaria da Mulher, nem só das mulheres. A pauta da mulher precisa ser de homens e mulheres. Fico muito feliz de ver homens participando — é isso que queremos. Nós queremos igualdade”, destacou.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

O evento contou ainda com a presença de Raquel Otília de Carvalho, presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Distrito Federal (Jucis/DF), que compartilhou os desafios de sua trajetória no agro. “Trabalho em um setor predominantemente masculino, lidando com ‘gatos fortes’, como dizem. Já ouvi coisas como: ‘Essa mulher é muito forte.’ Mas será que é mesmo? Às vezes, precisamos disfarçar nossas emoções para seguir em frente. Precisamos ser ainda melhores, mais preparadas, mais firmes, para conquistar o mesmo espaço”, relatou Raquel.

Ela anunciou que a Junta Comercial está desenvolvendo, em parceria com órgãos federais e o Sebrae, mecanismos para simplificar o processo de abertura de empresas por mulheres. “Pensamos, por exemplo, no que podemos fazer para tornar esse caminho mais ível para as mulheres. Estamos nesse processo de construção. E a Junta está à disposição de todas que estiverem interessadas”, completou.

As convidadas do de experiências desta edição representaram diferentes frentes do empreendedorismo rural. Leandra Alvarenga, proprietária da Cerrado Blue, compartilhou a decisão de abandonar uma carreira consolidada como advogada para investir na fruticultura. Já Isabela Bonato, da Vinícola Brasília, apresentou o trabalho de inovação desenvolvido na produção de vinhos no Cerrado, destacando o papel da tecnologia na consolidação de negócios de alto valor agregado no DF.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

A empresária Maria Conceição, fundadora da Chef Brico, falou sobre a criação de uma marca brasiliense de alimentos 100% naturais, com foco em saúde, sabor e sustentabilidade. Também participaram do Luiz Carlos Brito e Júlia Brito, da Associação Mista dos Agricultores Familiares Orgânicos e Produtores Rurais do DF e Entorno, compartilhando experiências de agricultura familiar e cooperação produtiva.

Um movimento que conecta

O Movimente tem percorrido diversas regiões istrativas do DF desde o início deste ano, promovendo rodas de conversa, escuta ativa e painéis com mulheres empreendedoras de diferentes segmentos. A proposta é aproximar o Sebrae dos territórios e fomentar políticas públicas mais sensíveis às reais necessidades de quem empreende.

]]>
<![CDATA[https://df.mg-agenciasebrae-br.informativomineiro.com/wp-content/s/sites/28/2025/05/54537331417_c82fc86647_k_p7462_thumb_resized.jpg]]>
27º ECON discute gestão inteligente e futuro dos condomínios em Goiás 1r3d38 https://go.mg-agenciasebrae-br.informativomineiro.com/economia-e-politica/27o-econ-discute-gestao-inteligente-e-futuro-dos-condominios-em-goias/ <![CDATA[vandaramos]]> Thu, 22 May 2025 19:57:58 +0000 <![CDATA[Economia & Política]]> https://go.mg-agenciasebrae-br.informativomineiro.com/?p=23631 <![CDATA[O 27º Encontro de Condomínios em Goiás, o ECON, tem como tema principal “O Condomínio do Futuro: Como a Gestão Inteligente Transforma a Convivência e a Eficiência” e acontece nos dias 22 e 23/05, no WTC, em Goiânia. A abertura oficial nesta quinta-feira (22) contou com a presença de diversas autoridades como o prefeito de […]]]> <![CDATA[
O 27º ECON, que tem apoio do Sebrae, segue até esta sexta-feira (23) debatendo os rumos do setor de condomínios (Fotos Silvio Simões)

O 27º Encontro de Condomínios em Goiás, o ECON, tem como tema principal “O Condomínio do Futuro: Como a Gestão Inteligente Transforma a Convivência e a Eficiência” e acontece nos dias 22 e 23/05, no WTC, em Goiânia. A abertura oficial nesta quinta-feira (22) contou com a presença de diversas autoridades como o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, o presidente do Secovi – GO, Antônio Carlos da Costa, deputados, vereadores e representantes de instituições.  O evento é idealizado pelo SecoviGoiás, com apoio do Sebrae Goiás entre outros parceiros, o ECON

De acordo com o presidente do Secovi, Antônio Carlos da Costa, traz uma oportunidade de atualização e aperfeiçoamento em boas práticas de gestão e se consolida como um espaço vital para o networking e para a obtenção de respostas objetivas para os desafios que impactam o dia a dia da istração condominial. “Essa feira, que já faz parte do calendário, fomenta a implantação de novas tecnologias e oferece para síndicos e es, uma gama de soluções que estão no mercado, um benchmark para todos que atuam na área”, explicou.

Sandro Mabel, prefeito de Goiânia, falou da necessidade da inovação e do profissionalismo

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, ministrou a primeira palestra e mostrou um raio X da capital em relação às principais necessidades. Para ele, o evento possui relevância e grandiosidade, já que traz inovações e tendências para aperfeiçoar o setor. “Não temos mais espaços para o improviso. Precisamos profissionalizar e atualizar todos que atuam na área para que as gestões condominiais possam se fortalecer com eficiência, eficácia e efetividade para a melhoria da vida das pessoas na capital”, ressaltou.

O público-alvo, que inclui síndicos, conselheiros, es, advogados, contadores e outros profissionais da gestão condominial, está em um ambiente propício para discutir desde os impactos da reforma tributária até as últimas tendências em segurança, legislação e sustentabilidade. “São vários painéis com diversas temáticas, que vão da reforma tributária e seus impactos no mercado condominial e imobiliário, ando por temas de gestão e liderança, novos momentos do cenário condominial, ESG, papel dos condomínios para cidades sustentáveis, manutenção predial e vícios construtivos”, exemplificou Antônio Carlos, do SecoviGoiás.

O presidente do SecoviGoiás, Antônio Carlos da Costa, lembrou dos grandes desafios do setor

Ele acrescenta que outros assuntos cruciais como segurança condominial, direito condominial e as novas legislações e suas tendências serão abordados. “São assuntos de extrema importância para uma boa gestão condominial e imobiliária”, reforçou. Atualmente, conforme o presidente do SecoviGoiás, os principais desafios atuais dos condomínios – gestão eficiente, segurança, convivência, manutenção e atualização regulatória – são o cerne dos debates. Ele projeta que a gestão inteligente em Goiás, especialmente na área condominial, é fundamental para promover eficiência, transparência, sustentabilidade e segurança. “Ao adotar tecnologias e práticas inovadoras, é possível otimizar recursos, reduzir custos, valorizar imóveis e melhorar a qualidade de vida dos moradores, atendendo às crescentes demandas urbanas.”

Presença do Sebrae

O Sebrae Goiás, um dos parceiros dos pequenos negócios apoia o 27 ECON. Lays Oliveira, analista da instituição, disse que o papel do Sebrae junto ao evento é estratégico, pois o empreendedorismo também se faz presente na gestão condominial mais institucional. “Nós, como parceiros dos pequenos negócios, não deixaríamos de estar presentes em um segmento tão importante que são os condomínios, com um público formado por profissionais es, contadores, e agentes que se envolvem na gestão dos condomínios”, afirmou.

Lays ressaltou que o foco do Sebrae no ECON é o networking, a presença que estreita relacionamentos para conseguir apoiar ainda mais os empresários do ramo condominial. “O Sebrae possui diversos serviços como consultorias, capacitações e cursos que podem impulsionar a gestão e o desenvolvimento dos negócios no setor. Apoiar a capacitação de síndicos e es significa contribuir para o desenvolvimento de comunidades que por sua vez impactam positivamente o ambiente de negócios local. Nosso objetivo é fortalecer esses profissionais para que eles possam, cada vez mais, entregar valor e qualidade de vida aos moradores goianos”, enfatiza.

Lays Oliveira ressaltou a importância da presença do Sebrae no evento que reúne muitas categorias de empreendedores

A programação do encontro conta com a presença de palestrantes de renome nacional, com uma variedade de perspectivas e conhecimentos. Entre os destaques, o público terá a chance de aprender com Marcos Piangers, especialista em criatividade e inovação, autor do best-seller “O Papai é Pop”; Romeo Busarello, executivo e professor com vasta experiência em marketing e negócios; e Marcio Rachkorsky, advogado especialista em direito condominial e comentarista de rádio e TV.

A lista de grandes nomes se estende com Corinna Schabbel, psicóloga especializada em mediação de conflitos; Julio Paim, CEO da Elev e expert em soluções para condomínios; Rodrigo Karpat e Luis Arechavala, ambos advogados renomados em direito condominial e imobiliário; e Mariana Naue, consultora em gestão condominial. A condução do evento está por conta de Fábio Quintanilha, empresário e idealizador do Síndicos de Valor.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

e aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

]]>
<![CDATA[https://go.mg-agenciasebrae-br.informativomineiro.com/wp-content/s/sites/9/2025/05/Econ_SILVIO-SIMOES-scaled_p23631_thumb_resized.jpeg]]>
Sebrae no Pará participa de sobre práticas sustentáveis em Minas Gerais 116u6m https://pa.mg-agenciasebrae-br.informativomineiro.com/economia-e-politica/sebrae-no-para-participa-de--sobre-praticas-sustentaveis-em-minas-gerais/ <![CDATA[brunomagno]]> Thu, 22 May 2025 17:13:27 +0000 <![CDATA[Economia & Política]]> https://pa.mg-agenciasebrae-br.informativomineiro.com/?p=9945 <![CDATA[O Sebrae no Pará marcou presença no Fórum de Sustentabilidade, realizado na cidade de João Monlevade, em Minas Gerais, nesta quarta-feira (21). A participação foi no de Práticas Sustentáveis, que promoveu a troca de experiências entre o Sebrae no Pará e o Sebrae Minas Gerais. Durante o encontro, foram apresentadas iniciativas desenvolvidas no Pará […]]]> <![CDATA[

O Sebrae no Pará marcou presença no Fórum de Sustentabilidade, realizado na cidade de João Monlevade, em Minas Gerais, nesta quarta-feira (21). A participação foi no de Práticas Sustentáveis, que promoveu a troca de experiências entre o Sebrae no Pará e o Sebrae Minas Gerais.

Durante o encontro, foram apresentadas iniciativas desenvolvidas no Pará voltadas ao fortalecimento da bioeconomia, valorização de saberes tradicionais e apoio a pequenos negócios comprometidos com a sustentabilidade. A participação reforça o compromisso do Sebrae/PA em promover o desenvolvimento sustentável em diferentes territórios, conectando ações e resultados entre os estados.

A gerente regional do Sebrae/PA na Região Guamá, Gisele Freitas, destacou a importância de iniciativas voltadas à sustentabilidade e ao empreendedorismo regional durante as programações da instituição. “Foi uma excelente oportunidade para falar das práticas sustentáveis com empresas atendidas pelo Sebrae na Região Guamá, como é o case do Movimento Moeda Verde do município de Igarapé-Açu”, ressaltou ela ao público.

A ação, que integra as estratégias do Sebrae voltadas aos segmentos prioritários da COP 30, mostra como é possível aliar desenvolvimento local e responsabilidade ambiental. O Movimento Moeda Verde é reconhecido por incentivar a troca de resíduos recicláveis por benefícios à comunidade, promovendo a consciência ambiental e o fortalecimento da economia circular.

“Com a proximidade da COP 30, o Sebrae intensifica o apoio a negócios que valorizam a sustentabilidade, reforçando o compromisso com uma Amazônia empreendedora, inovadora e ambientalmente responsável”, finalizou Gisele. Também participaram do Pierre Santos Vilela, engenheiro e especialista em solos e meio ambiente do Sebrae/MG e Agmar Abdon, também do Sebrae/MG.

O evento, realizado no auditório da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), reuniu empresários, gestores públicos e representantes de instituições que atuam com responsabilidade ambiental e inovação no ambiente de negócios.

]]>
<![CDATA[https://pa.mg-agenciasebrae-br.informativomineiro.com/wp-content/s/sites/14/2025/05/WhatsApp-Image-2025-05-22-at-11.20.21_p9945_thumb_resized.jpeg]]>
Congresso Interleite 2025 é lançado no Palácio das Esmeraldas 1x38p https://go.mg-agenciasebrae-br.informativomineiro.com/economia-e-politica/congresso-interleite-2025-e-lancado-no-palacio-das-esmeraldas/ <![CDATA[kalynemenezes]]> Thu, 22 May 2025 16:53:00 +0000 <![CDATA[Economia & Política]]> https://go.mg-agenciasebrae-br.informativomineiro.com/?p=23613 <![CDATA[O Dia Internacional do Leite foi comemorado antecipadamente nesta quinta-feira (22), no Palácio das Esmeraldas, com a presença de representantes da cadeia leiteira, entidades classistas, produtores rurais e autoridades de diversas instituições. Na ocasião, também foi lançado oficialmente o Interleite 2025, que pelo quarto ano consecutivo ocorrerá em Goiânia. O Sebrae Goiás foi uma das […]]]> <![CDATA[
Representantes da cadeia leiteira, entidades classistas, produtores rurais e autoridades de diversas instituições participaram do evento (Fotos: Edmar Wellington).

O Dia Internacional do Leite foi comemorado antecipadamente nesta quinta-feira (22), no Palácio das Esmeraldas, com a presença de representantes da cadeia leiteira, entidades classistas, produtores rurais e autoridades de diversas instituições. Na ocasião, também foi lançado oficialmente o Interleite 2025, que pelo quarto ano consecutivo ocorrerá em Goiânia.

O Sebrae Goiás foi uma das entidades presentes no evento, com a presença do diretor superintendente, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, do diretor técnico, Marcelo Lessa, e do presidente do Conselho Deliberativo (CDE) do Sebrae Goiás, José Mário Schreiner, que também preside a FAEG. Na ocasião, os três ressaltaram a importância da cadeia leiteira no Estado de Goiás.

Na solenidade de lançamento, o diretor superintendente do Sebrae Goiás destacou o compromisso contínuo com o desenvolvimento e a inovação na cadeia produtiva do leite. Antônio Carlos enfatizou a relevância do setor lácteo para o estado e, junto com o CEO da MilkPoint, Marcelo Pereira de Carvalho, lançou o Interleite 2025, que será realizado em agosto deste ano.

O diretor enfatizou que este é um dos principais eventos da cadeia de produção do leite no país e que todo o setor aguarda com grande expectativa, como espaço de contribuir com o fortalecimento da produção brasileira. “O Sebrae apoia fortemente todos os segmentos da nossa economia, fortalecendo grandes projetos e iniciativas, com consultoria e transferência de tecnologia. E no campo, apoiamos o produtor rural em toda a cadeia produtiva, para fortalecer esse segmento em Goiás”, destacou o diretor.

Junto ao CEO da MilkPoint, o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos, lançou o Interleite 2025

O governador Ronaldo Caiado também ressaltou que Goiás tem se mostrado um estado à frente de outros no país em diversas áreas, incluindo o investimento no segmento rural e ações voltadas para o desenvolvimento social. Até o evento de hoje, tinham sido arrecadados mais de 60 mil litros de leite, que a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), representado pela diretora Adriana Caiado, também conselheira do CDE, vai destinar às famílias vulneráveis que têm no leite um importante sustento alimentar. O vice-governador, Daniel Vilela, finalizou o evento reiterando que o Estado é um dos principais produtores de leite no país, sendo portanto um segmento importante para o desenvolvimento goiano.

Evento acontece nos dias 20 e 21 de agosto
O Interleite Brasil 2025 vai ocorrer nos dias 20 e 21 de agosto no Centro de Convenções Goiânia. A programação é diversificada e conta com mesas redondas, painéis e outras apresentações que vão debater o contexto atual da produção de leite no Brasil e no mundo. Além disso, os participantes podem ampliar as oportunidades de aprendizado e networking.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

]]>
<![CDATA[https://go.mg-agenciasebrae-br.informativomineiro.com/wp-content/s/sites/9/2025/05/EWP_5260-scaled_p23613_thumb_resized.jpg]]>
Pantanal é posicionado como safári de vida selvagem para atrair turistas dos EUA 1a4a6g https://mt.mg-agenciasebrae-br.informativomineiro.com/economia-e-politica/pantanal-e-posicionado-como-safari-de-vida-selvagem-para-atrair-turistas-dos-eua/ <![CDATA[joaofreitas]]> Thu, 22 May 2025 16:16:07 +0000 <![CDATA[Economia & Política]]> https://mt.mg-agenciasebrae-br.informativomineiro.com/?p=10013 <![CDATA[Com a meta de posicionar o Pantanal brasileiro como novo destino de safári de vida selvagem no mercado internacional, especialmente para competir com os tradicionais roteiros da África, a Embratur, em parceria com o Sebrae e os governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, lança uma forte campanha de promoção no exterior. A […]]]> <![CDATA[

Com a meta de posicionar o Pantanal brasileiro como novo destino de safári de vida selvagem no mercado internacional, especialmente para competir com os tradicionais roteiros da África, a Embratur, em parceria com o Sebrae e os governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, lança uma forte campanha de promoção no exterior. A estratégia foi detalhada durante reunião no Summit Visit Brasil, realizada nesta segunda-feira (19.05), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

A principal ação será a Galeria Visit Brasil – Pantanal, que ocorrerá de 28 de outubro a 1º de novembro, em Nova York, reunindo imagens, sons, sabores e experiências do bioma pantaneiro, considerado um dos mais ricos do planeta em biodiversidade. A ideia é apresentar o Pantanal como um destino que alia natureza exuberante, fauna rara — como a onça-pintada e o tamanduá-bandeira — e uma cultura local autêntica, com forte apelo gastronômico.

“Temos que mostrar ao mundo que o Brasil também é um destino de safári. Com uma mensagem clara e unificada entre os dois estados, podemos competir em pé de igualdade com destinos africanos”, afirmou Bruno Reis, diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur. A proposta inclui também rodadas de negócios com os 20 principais operadores de turismo dos Estados Unidos.

Segundo dados do Sebrae, 728 mil norte-americanos visitaram o Brasil em 2024, um aumento de 9% em relação ao ano anterior. Eles gastaram em média US$ 3.654 por pessoa, cerca de R$ 20 mil, e costumam permanecer cerca de 18 dias no país, perfil considerado estratégico para a nova campanha.

Como reforço global à iniciativa, a National Geographic produzirá uma série especial sobre o Pantanal, com possibilidade de começar em junho em uma expedição chamada “safári de sentidos”, que usará vídeos e fotos para explorar o bioma pelos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar.

A secretária adjunta de Turismo de Mato Grosso, Maria Letícia Costa, reforçou a importância da ambientação e curadoria do evento em Nova York.

“Temos um produto único e maravilhoso. Precisamos apresentá-lo com a força e o cuidado que ele merece, desde a gastronomia até a estética da galeria”, afirmou.

O diretor Técnico do Sebrae Mato Grosso, André Luiz Schelini, destacou o papel estratégico da ação para reposicionar o Pantanal como uma referência em Turismo Sustentável, preservando a sua cultura e biodiversidade.

“Desde os incêndios florestais de 2018 e a pandemia 2020, a região vem se recuperando com muito esforço. Essa ação internacional corrobora com um Brasil que quer mostrar ao mundo seu potencial de desenvolvimento sustentável, baseado em cadeias de valor e na conservação do meio ambiente. O momento é de união e planejamento integrado”, disse.

O evento em Nova York também será uma oportunidade para prospectar investimentos internacionais voltados à estrutura turística da região. A expectativa é que ações como essa consolidem o Pantanal no radar de turismo internacional e fortaleçam a imagem do Brasil como potência em natureza e conservação.

]]>
<![CDATA[https://mt.mg-agenciasebrae-br.informativomineiro.com/wp-content/s/sites/11/2025/05/summit_p10013_thumb_resized.jpg]]>
Encontro de lideranças em Lagoa da Prata irá propor melhorias no ambiente de negócios 2a4e4g /economia-e-politica/encontro-de-liderancas-em-lagoa-da-prata-ira-propor-melhorias-no-ambiente-de-negocios/ <![CDATA[josianesilveira]]> Thu, 22 May 2025 14:55:37 +0000 <![CDATA[Economia & Política]]> /?p=20319 <![CDATA[A ambiência Legal para o Desenvolvimento Econômico será tema do Encontro Regional de Lideranças, que será promovido no dia 11 de junho, em Lagoa da Prata, no Centro-Oeste do estado. O evento tem como objetivo conscientizar vereadores, assessores, secretários municipais, prefeitos e vices sobre o papel dos agentes públicos na elaboração de políticas relacionadas ao […]]]> <![CDATA[

A ambiência Legal para o Desenvolvimento Econômico será tema do Encontro Regional de Lideranças, que será promovido no dia 11 de junho, em Lagoa da Prata, no Centro-Oeste do estado. O evento tem como objetivo conscientizar vereadores, assessores, secretários municipais, prefeitos e vices sobre o papel dos agentes públicos na elaboração de políticas relacionadas ao desenvolvimento econômico e à melhoria do ambiente de negócios nas cidades.

No encontro será realizada a palestra “Desenvolvimento Econômico – Desafios e Oportunidades”, com o consultor no assunto Juliano Cornélio. Ele associa o crescimento real das cidades àquelas que se preparam para o futuro, criando um ambiente simples, justo e acolhedor para quem deseja empreender e gerar oportunidades. “O evento é uma oportunidade para compartilhar caminhos, despertar lideranças e mostrar que é possível transformar a realidade dos municípios. Vamos somar forças com todos que acreditam que o desenvolvimento começa com atitude e visão”, frisa.

Também estão previstas palestras sobre: ‘Caminhos práticos para atualizar legislações e facilitar processos’; ‘Simplificação do ambiente de negócios por meio da Rede Sim + Livre e da Lei de Liberdade Econômica’; e ‘Compras públicas como indutor de desenvolvimento local’.

“O intuito do evento é mobilizar e orientar os gestores públicos da região sobre a importância de leis bem estruturadas, que serão aliadas na transformação da realidade econômica das cidades, criando um ambiente favorável ao crescimento dos pequenos negócios e à geração de emprego e renda”, explica o analista do Sebrae Minas Denis Magela.

O presidente da Agência Novo Oeste, Leonardo Gabriel, destaca que “um ambiente legal cria uma base sólida para as atividades econômicas, investimentos e inovação, proporcionando previsibilidade, proteção e incentivos para empresas e indivíduos participarem ativamente da economia local”, enfatiza.

A iniciativa, promovida pelo Sebrae Minas, em parceria com a Agência Novo Oeste, será realizada no auditório do Sicoob União Centro-Oeste, das 13h às 18h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone (37) 98802-0138.

SERVIÇO
Encontro Regional de Lideranças
Data: 11 de junho
Horário: 13h às 18h
Local: Sicoob União Centro-Oeste – Av. Benedito Valadares, 590, Centro
Informações e inscrições: (37) 98802-0138
Evento gratuito

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste
Thiago Carvalho (Stark)
(37) 98829-3910 (WhatsApp)
[email protected]

]]>
<![CDATA[/wp-content/s/sites/13/2022/07/business-success-concept-on-wooden-table-top-view-hands-protecting-wooden-figures-of-people_p20319_thumb_resized.jpg]]>
Jornada de Políticas Públicas é realizada na região do Baixo Tocantins x396a https://pa.mg-agenciasebrae-br.informativomineiro.com/economia-e-politica/jornada-de-politicas-publicas-e-realizada-na-regiao-do-baixo-tocantins/ <![CDATA[brunomagno]]> Thu, 22 May 2025 11:24:38 +0000 <![CDATA[Economia & Política]]> https://pa.mg-agenciasebrae-br.informativomineiro.com/?p=9935 <![CDATA[O Sebrae no Pará realizou nesta terça-feira (20) e quarta-feira (21),  no município de Abaetetuba, a Jornada de Políticas Públicas (JPP) da região do Baixo Tocantins, que tem por objetivo fortalecer o ambiente de negócios nos municípios, por meio de ações estratégicas de engajamento do poder legislativo, agentes de desenvolvimento e profissionais de comunicação. “A […]]]> <![CDATA[

O Sebrae no Pará realizou nesta terça-feira (20) e quarta-feira (21),  no município de Abaetetuba, a Jornada de Políticas Públicas (JPP) da região do Baixo Tocantins, que tem por objetivo fortalecer o ambiente de negócios nos municípios, por meio de ações estratégicas de engajamento do poder legislativo, agentes de desenvolvimento e profissionais de comunicação.

“A presença de vocês mostra que temos um compromisso comum: desenvolvermos os municípios, e acreditamos muito na força do empreendedorismo, já que são os pequenos negócios que mais gerem emprego no Brasil. Então, é por isso que o legislativo, alinhado com essa pauta, faz toda a diferença. Nós queremos estar junto com vocês, queremos fortalecer esse laço, criar oportunidades, e principalmente, impulsionar o emprego e o rejuvenescimento das cidades”, disse o diretor superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno, em mensagem aos vereadores.

“Nós atuamos em 11 municípios da região, atuando em vários segmentos, e levamos oficinas, cursos, consultorias e orientações aos pequenos negócios da região”, completou  Marlene Pinto, gerente regional do Sebrae/PA na região do Baixo Tocantins.

A programação começou na terça-feira pela tarde no Café com Vereadores dos municípios da região. Participaram da iniciativa legisladores de Abaetetuba, Acará, Barcarena, Baião, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Oeiras do Pará e Tailândia.

“Quem entende de desenvolvimento e empreendedorismo sabe que ninguém se desenvolve sozinho. É preciso reconhecer tanto nossos potenciais quanto nossas fragilidades para crescer com identidade”, disse o presidente da Câmara de Vereadores de Abaetetuba, Sotério Fagundes.

Na ocasião, representantes do Sebrae/PA  falaram sobre como o poder legislativo municipal pode contribuir com políticas públicas de desenvolvimento do empreendedorismo e dos pequenos negócios da região. Além disso, foram apresentados os primeiros os para rodar o Parlamento + Empreendedor na região, executado por todo o Sistema Sebrae, a partir do Sebrae Nacional.

“De forma prática, o programa mostra como o poder legislativo municipal pode contribuir com políticas públicas de desenvolvimento do empreendedorismo e dos pequenos negócios”, ressaltou Nildo Cardoso, coordenador da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae/PA (UDTPP).

“O Sebrae é municipalista e faz políticas públicas em parceria com os municípios, além de estarmos presentes nos 144 municípios paraenses por meio das nossas 13 agências, salas do empreendedor, e demais ações”, completou Mauro Barbalho, assessor de Políticas Públicas do Sebrae/PA.

Rede Comunica capacitou profissionais de comunicação das prefeituras. Foto: Jaime Souzza.

Capacitações

Na manhã de quarta-feira (21), profissionais de comunicação das prefeituras da região foram capacitados pelo Capacita Rede Comunica, iniciativa criada pelo Sebrae/PA para conectar profissionais de comunicação das prefeituras paraenses em um ambiente colaborativo, com objetivo de compartilhar experiências, disseminar informações estratégicas e oferecer capacitações personalizadas.

“O Sebrae, como agente de políticas públicas, precisa estar articulado com as prefeituras. Aqui em Tailândia, reconhecemos a importância de estarmos inseridos nesse trabalho, que é essencial para fortalecer os pequenos negócios locais. Essa articulação com os municípios é fundamental, e valeu muito a pena participar dessa programação”,  disse o jornalista Sérgio Chêne, da comunicação da Prefeitura de Tailândia.

O jornalista Daniel Nardin falou sobre como a comunicação integrada pode ser utilizada para atingir os objetivos estratégicos, principalmente propondo conteúdos que fomentem o empreendedorismo.  “O Sebrae é municipalista, tem uma grande capilaridade e quer estar mais próximo dos municípios, com o objetivo de fortalecer o pequeno negócio por meio da comunicação, foi assim que pensamos a Rede Comunica”, destacou Nardin, que também é CEO da plataforma Amazônia Vox.

Já a consultora Adrya Lima, especialista em comunicação política, abordou a temática sobre planejamento estratégico nas redes sociais, optando por utilizar elementos práticos para capacitar os profissionais.

Pela tarde, os Agentes de Desenvolvimento e coordenadores das Salas do Empreendedor dos municípios da região também aram por capacitação com as equipes técnicas do Sebrae/PA no IntegraAD. Foram abordados temas como diagnósticos das Salas do Empreendedor e métodos para potencializar os trabalhos.

Ao longo do primeiro semestre deste ano, o Sebrae/PA levará a Jornada de Políticas Públicas para todas as 13 agências regionais. A Jornada já ou pelas regiões do Guamá (Castanhal), do Caeté (Bragança), Baixo Amazonas (Santarém), Capim (Paragominas), Metropolitana (Belém), Xingu (Altamira) e Carajás (Marabá e Parauapebas).

]]>
<![CDATA[https://pa.mg-agenciasebrae-br.informativomineiro.com/wp-content/s/sites/14/2025/05/202505180178-1-scaled_p9935_thumb_resized.jpg]]>
Sebrae debate empreendedorismo feminino em Planaltina 3o534s https://df.mg-agenciasebrae-br.informativomineiro.com/economia-e-politica/sebrae-debate-empreendedorismo-feminino-em-planaltina/ <![CDATA[josemaciel]]> Wed, 21 May 2025 21:08:38 +0000 <![CDATA[Economia & Política]]> https://df.mg-agenciasebrae-br.informativomineiro.com/?p=7449 <![CDATA[Com raízes que antecedem até mesmo a fundação de Brasília, Planaltina carrega em suas ruas e praças uma história de pioneirismo. É uma cidade marcada por tradição, fé e cultura, mas também por uma população jovem, empreendedora e em busca de novas oportunidades. E foi nesse território emblemático que o Sebrae no Distrito Federal realizou, […]]]> <![CDATA[

Com raízes que antecedem até mesmo a fundação de Brasília, Planaltina carrega em suas ruas e praças uma história de pioneirismo. É uma cidade marcada por tradição, fé e cultura, mas também por uma população jovem, empreendedora e em busca de novas oportunidades. E foi nesse território emblemático que o Sebrae no Distrito Federal realizou, na última terça-feira, 20 de maio, a quarta edição do Movimente nas Cidades — reunindo empreendedores locais, estudantes, representantes do governo e da sociedade civil em torno de um objetivo comum: valorizar e impulsionar o empreendedorismo local, com ênfase na participação feminina.

Realizado no Complexo Cultural de Planaltina, o evento faz parte de uma estratégia da instituição para fomentar ambientes mais favoráveis aos pequenos negócios em todo o DF. Ao longo da noite, o público acompanhou uma programação com feira de exposição, de experiências, além de um espaço dedicados à escuta ativa e à troca de vivências reais do dia a dia de quem empreende.

Foto: Cláudio Reis

Na abertura do encontro, a superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, destacou o papel do empreendedorismo feminino como vetor de transformação social. Com décadas de atuação nos bastidores do desenvolvimento regional, ela reforçou a missão da entidade em garantir presença efetiva e soluções alinhadas com as necessidades de cada cidade. “É fundamental reconhecer o papel dos homens no ecossistema empreendedor, claro, mas uma iniciativa como essa pretende afirmar que as mulheres vieram para ficar, para liderar, para transformar. O que enfrentamos hoje ainda são desigualdades históricas — e não podemos fingir que elas não existem. A boa notícia é que estamos encurtando esse caminho. Juntos, podemos acelerar essa mudança e fortalecer a presença das mulheres nos negócios em toda a capital”, assegurou.

De acordo com dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), Planaltina abriga mais de 120 mil habitantes, dos quais 51,8% são mulheres. A média de idade é de 33,5 anos, o que revela uma população jovem, em idade produtiva e com grande disposição para empreender.

Representando o poder público local, o da região istrativa, Wesley Fonseca, foi enfático ao destacar o papel das mulheres na economia planaltinense. Para ele, ações como essa criam pontes que fortalecem laços e abrem portas. “As mulheres desta região levam alegria para muitas casas, transformam vidas com seu talento e dedicação. Se ajudam dez pessoas até aqui, vão ajudar cem, mil. A gente não cresce sozinho. Cresce com a força da coletividade e é a partir deste cenário que o empreendedorismo feminino cresce e se fortalece”, afirmou.

O momento mais esperado da noite foi o de experiências, mediado por Jorge Adriano, gerente de Políticas Públicas e Ecossistemas de Negócios do Sebrae no DF. Ele abriu o diálogo com um relato pessoal sobre como a proximidade com as empreendedoras modificou sua própria visão.

Foto: Cláudio Reis

“O Movimente surgiu de uma conversa em que, honestamente, eu ainda não enxergava todas as barreiras enfrentadas pelas mulheres no universo do empreendedorismo. Imaginava que os obstáculos estavam ligados à renda, ao o a recursos, mas não, necessariamente, ao fator gênero. Foi ouvindo as trajetórias dessas mulheres que compreendi o quanto é desafiador empreender sendo mulher, mãe, cuidadora — e ainda ter que provar, constantemente, sua competência. Nós, homens, precisamos estar engajados nessa transformação. Porque não se trata apenas das mulheres de hoje, mas do futuro das nossas filhas também”, pontuou.

A ocasião reuniu empresárias com trajetórias diversas, todas com raízes em Planaltina. Elaine Miranda, da Casa de Bolo 3 Meninas; Renata Marques e Denise Marques Bandeira, da Garagem da Carne e da MB Modas; Vanessa Dantas Ferreira, do Supermercado São Luis; Carla Ester Francisco da Silva e seu esposo, Joceilson Alves de Sousa, da Bio Ativo e do Centro Educacional Sede do Aprender. Entre uma fala e outra, os desafios comuns iam se revelando: conciliação entre trabalho e maternidade, apoio familiar, o ao crédito, informalidade, medo de falhar — e, acima de tudo, a força de seguir adiante.

Foto: Cláudio Reis

A secretária de Estado da Mulher do DF, Giselle Ferreira, também participou do e destacou como o empreendedorismo pode ser um caminho real para a autonomia e o fortalecimento das mulheres, especialmente daquelas que enfrentam situações de vulnerabilidade. “Muitas mulheres permanecem em ciclos de violência justamente por não terem independência financeira. Por isso, o empreendedorismo feminino não é apenas sobre geração de renda — é sobre liberdade, dignidade e reconstrução de vidas. Precisamos garantir igualdade de oportunidades e criar políticas que fortaleçam a autonomia das mulheres. O empreendedorismo é, sem dúvida, uma das portas de saída”, observou.

A secretária ainda reforçou que o GDF, por meio da Secretaria da Mulher, tem atuado em parceria com diversas pastas para construir uma rede de apoio concreta às empreendedoras. “Queremos construir uma lei de proteção ao empreendedorismo feminino. Assim como temos a Maria da Penha, precisamos de uma política transversal que envolva Saúde, Segurança, Educação e Economia’’, ponderou.

Foto: Cláudio Reis

Além do , o evento contou com o Papo de Negócios, conduzido por Ricardo Robson, gerente de Marketing e Desenvolvimento do Sebrae no DF. O espaço foi dedicado a ouvir as principais demandas dos empreendedores locais. Com perguntas dinâmicas e respostas abertas, Ricardo conduziu os participantes a refletirem sobre o que ainda precisa melhorar — e sobre o que já deu certo. “Esse levantamento não serve apenas para orientar nossas ações no Sebrae, mas também para levar ao Governo do Distrito Federal uma representação legítima das demandas locais. É ouvindo os empresários que conseguimos propor soluções mais assertivas e, principalmente, fortalecer o ambiente de negócios nas regiões istrativas”, comentou o gerente.

A programação do evento incluiu também uma exposição de empreendedoras da região, evidenciando a força da economia criativa feminina. Durante o encontro, empresárias apresentaram seus trabalhos em áreas como artesanato, produção de orgânicos, papelaria, crochê moderno e beleza.

A próxima edição do Movimente nas Cidades será realizada no Centro Cultural do Taguaparque, em Taguatinga, no dia 11 de junho. Empreendedoras interessadas em participar devem fazer suas inscrições no site do Sebrae no DF.

]]>
<![CDATA[https://df.mg-agenciasebrae-br.informativomineiro.com/wp-content/s/sites/28/2025/05/DSC_5076-scaled_p7449_thumb_resized.jpg]]>
Arniqueira reinaugura Sala do Empreendedor para impulsionar pequenos negócios 325c6c https://df.mg-agenciasebrae-br.informativomineiro.com/economia-e-politica/arniqueira-reinaugura-sala-do-empreendedor-para-impulsionar-pequenos-negocios/ <![CDATA[josemaciel]]> Wed, 21 May 2025 20:21:39 +0000 <![CDATA[Economia & Política]]> https://df.mg-agenciasebrae-br.informativomineiro.com/?p=7437 <![CDATA[Pequenos empreendedores da região istrativa de Arniqueira contam, a partir desta terça-feira, 20 de maio, com uma nova Sala do Empreendedor.  O espaço, resultado de uma parceria entre o Sebrae no DF e o Governo do Distrito Federal (GDF) por meio do projeto Cidade Empreendedora, foi instalado na nova sede da istração regional e continuará […]]]> <![CDATA[

Pequenos empreendedores da região istrativa de Arniqueira contam, a partir desta terça-feira, 20 de maio, com uma nova Sala do Empreendedor.  O espaço, resultado de uma parceria entre o Sebrae no DF e o Governo do Distrito Federal (GDF) por meio do projeto Cidade Empreendedora, foi instalado na nova sede da istração regional e continuará dando apoio para facilitar, desburocratizar, acelerar a abertura de novas empresas, agilizar os atendimentos e processos, além de orientar e capacitar o empresário.

Arniqueira é região istrativa do DF desde outubro de 2019. Em março de 2022, a cidade inaugurou a Sala do Empreendedor em uma estrutura improvisada, mas que rapidamente se consolidou como um importante ponto de apoio aos empreendedores da localidade.

À época, a a regional de Arniqueira, Telma Rufino, comemorou a abertura do espaço e disse acreditar que a proximidade com os serviços oferecidos pelo Sebrae proporcionaria ainda mais vigor e qualidade para o ambiente empreendedor da cidade. Agora, com as novas instalações do espaço, Telma reforçou o entusiasmo e a confiança no desenvolvimento da região. “Este espaço vai oferecer um atendimento mais confortável, acolhedor e eficiente para os nossos empreendedores, proporcionando um desenvolvimento econômico ainda mais crescente em Arniqueira”, afirmou.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

Superintendente do Sebrae no Distrito Federal, Rose Rainha, também manifestou animação com a reabertura do espaço. A dirigente mencionou que a sala é um ambiente mantido em parceria com o governo do DF e que permite que a atuação do Sebrae chegue à ponta, até aquele pequeno empreendedor de cada região do DF, apresentando uma gama de serviços disponíveis e diversas atividades de capacitação.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

Rose também apresentou números deste ano para evidenciar a importância da parceria da instituição e o governo estarem presentes no dia a dia dos pequenos empreendedores da região. “As Salas estão presentes em quase todas as istrações regionais e, somente nestes primeiros meses do ano, esses espaços estão chegando perto de 10 mil atendimentos. Portanto, a abertura desse espaço demonstra grande sensibilidade ao valorizar os empreendedores da cidade”, observou a dirigente do Sebrae.

O chefe de gabinete do Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo do Distrito Federal, Márcio Faria Júnior, ressaltou que, com a reinauguração da Sala do Empreendedor, Arniqueira dá um importante o para fortalecer o empreendedorismo local e impulsionar o desenvolvimento econômico. “Nosso desejo é criar uma cidade mais independente, onde os negócios prosperem localmente. Queremos que Arniqueira se torne um centro impulsionado pelos pequenos negócios e pelo atendimento exemplar que ofereceremos em parceria com o Sebrae”, pontuou.

Márcio Faria também destacou o papel fundamental do Conselho de Políticas Públicas e agradeceu a Rose Rainha pelos resultados alcançados nas Salas do Empreendedor em outras regiões istrativas. A nova Sala do Empreendedor representa um compromisso com o crescimento econômico e a geração de empregos e renda em Arniqueira, oferecendo um ambiente favorável para que os empreendedores locais alcancem seus objetivos.

A estrutura da Sala do Empreendedor foi instalada no térreo da istração Regional de Arniqueira. No espaço, os empreendedores locais e aqueles que sonham em abrir o seu próprio negócio poderão ar serviços e soluções oferecidos pelo Sebrae no DF, como formalização de novos negócios, emissão de documentos, boletos, certidões negativas de débitos, orientação sobre a emissão de notas fiscais, além de orientações sobre o microcrédito, consultorias, palestras e cursos gratuitos.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

Assim como em outras localidades do DF, os atendimentos na sala serão realizados por meio de um Agente de Desenvolvimento Territorial (ADT), profissional que foi capacitado pelo Sebrae no DF para ouvir as necessidades do empresariado local e estabelecer a conexão junto à instituição responsável pelo apoio às micro e pequenas empresas e pelo fomento ao empreendedorismo no território brasiliense.

Em Arniqueira, esse papel será assumido por Larissa Sandes. Ela aproveitou a cerimônia de reabertura da Sala do Empreendedor para reforçar os serviços que estarão disponíveis e informar sobre atividades já programadas para os próximos dias e semanas. “Construímos esse novo espaço da Sala do Empreendedor com muito carinho e dedicação. É um novo marco significativo para a região de Arniqueira”, resumiu.

Com o término da cerimônia, a sala foi imediatamente ocupada por empreendedores locais determinados a compreender melhor as soluções anunciadas. Sérgio Omar, que mora na região desde 2007, era um dos presentes.  Ele formalizou sua ideia de negócio há oito anos e presta serviços de manutenção em aparelhos de refrigeração.

Sérgio celebrou a abertura do novo espaço dedicado aos empreendedores locais e disse estar empolgado para participar das atividades promovidas em parceria com o Sebrae, como palestras e cursos, principalmente voltados para orientação sobre o a crédito. “Quero estruturar para crescer, mas preciso de apoio. Sei que não adianta pegar o crédito sem orientação e o meu grande objetivo com a Sala do Empreendedor é exatamente esse”, completou.

Os atendimentos na Sala do Empreendedor já estão sendo realizados na sede da istração regional, localizada na Área de Desenvolvimento Econômico (ADE), Conjunto 2, lotes 33 e 34, das 9h às 12h, e das 14h às 17h.

Para mais informações sobre as atividades que serão realizadas pela Sala do Empreendedor, os interessados devem consultar os canais de comunicação da istração Regional de Arniqueira, como o site e o perfil no Instagram.

]]>
<![CDATA[https://df.mg-agenciasebrae-br.informativomineiro.com/wp-content/s/sites/28/2025/05/54531895017_5b5d189cda_k_p7437_thumb_resized.jpg]]>
Sebrae e Embratur 72u4c novo plano para atrair estrangeiros ao Rio de Janeiro https://rj.mg-agenciasebrae-br.informativomineiro.com/economia-e-politica/sebrae-e-embratur-apresentam-o-novo-plano-de-marketing-do-turismo-para-atrair-estrangeiros-ao-rio-de-janeiro/ <![CDATA[paulamagalhaes]]> Wed, 21 May 2025 20:20:02 +0000 <![CDATA[Economia & Política]]> https://rj.mg-agenciasebrae-br.informativomineiro.com/?p=4659 <![CDATA[Para definir diretrizes, promover engajamento local e fomentar a articulação de ações integradas com os principais atores da cadeia produtiva do turismo no Rio de Janeiro foi realizado o Encontro da Devolutiva do Plano Brasis, na sede do Sebrae Rio. Na ocasião foi apresentada a Estratégia Nacional de Marketing Turístico Internacional do Brasil 2025-2027 e […]]]> <![CDATA[

Para definir diretrizes, promover engajamento local e fomentar a articulação de ações integradas com os principais atores da cadeia produtiva do turismo no Rio de Janeiro foi realizado o Encontro da Devolutiva do Plano Brasis, na sede do Sebrae Rio. Na ocasião foi apresentada a Estratégia Nacional de Marketing Turístico Internacional do Brasil 2025-2027 e o Plano de Promoção Turística Internacional do Rio de Janeiro, criado pela Embratur em parceria com o Sebrae Rio e a Setur RJ.

“Esse plano é tudo o que conquistamos com os resultados do ambiente do turismo é uma vitória coletiva. A parceria com o Sebrae foi decisiva para que a gente conseguisse ter uma política pública funcionando no Brasil e construir uma Embratur competitiva para ar mercados com projetos e perspectivas e desenvolver o plano de marketing” – afirma Marcelo Freixo, presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

O diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antônio Alvarenga reforçou o papel de empreendedores e empreendedoras que diariamente fazem o setor do turismo girar nos diversos tipos de empreendimentos envolvidos.

“O Sebrae Rio  tem atuado com ações integradas de capacitação, inovação e o a mercados para os pequenos negócios do setor. trabalhamos em parceria com o poder público, com entidades do turismo e com a iniciativa privada para garantir que o rio de janeiro esteja preparado para receber cada vez mais visitantes — e, mais do que isso, para encantá-los – afirma Antonio Alvarenga.

Segundo dados oficiais, o turismo responde por 8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Em 2024, o movimento de turistas internacionais gerou US$ 7,3 bilhões no país.

– “Mais de 97% dos negócios que tem um CNPJ, que estão registrados nas CNAES do turismo são pequenos negócios. Então isso tem muito a ver com o sistema Sebrae e a A Embratur no seu papel de posicionar o Brasil no mercado internacional” – explica Ana Clévia, coordenadora de Comércio, Serviços e Economias de Futuro do Sebrae Nacional.

Estiveram presentes também o subsecretário de Estado do Turismo do Rio de Janeiro, Nilo Félix; o diretor de Produtos e Atendimento do Sebrae Rio, Julio Freitas e o diretor de Desenvolvimento, Sergio Malta; o presidente da Associação Brasileira Internacional de Turismo Receptivo Internacional (BITO), Salvador Saladino, Nilo Sérgio; o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio; diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis e representando o secretário do Turismo, Gustavo Tutuca.

-

]]>
<![CDATA[https://rj.mg-agenciasebrae-br.informativomineiro.com/wp-content/s/sites/19/2025/05/WhatsApp-Image-2025-05-21-at-16.42.33_p4659_thumb_resized.jpeg]]>