Durante a 50ª edição da ABAV Expo, uma das maiores feiras do setor no país, mais de 40 destinos turísticos mineiros serão comercializados por cinco agências de receptivos do estado. A iniciativa é do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) com o apoio do Sebrae Minas. O evento é realizado de 27 a 29 de setembro, no Rio de Janeiro.
Os cinco receptivos mineiros convidados para participar da feira receberam capacitação do Sebrae Minas sobre o perfil dos compradores e visitantes da ABAV Expo, estratégias de apresentação e comercialização dos produtos turísticos, novos hábitos e comportamentos de consumo e tendências do setor.
Entre os destinos que serão apresentados no Estande Minas Gerais, sete deles têm apoio do programa Check in Turismo, uma iniciativa do Sebrae Minas que oferece e empresarial aos pequenos negócios da cadeia produtiva associada ao turismo no estado, e promove o desenvolvimento econômico local por meio da formação de lideranças e de ações de o a mercados. Entre os destinos beneficiados que estarão na ABAV Expo estão: Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (Itacarambi e Januária), Serra do Cipó, Diamantina, Belo Horizonte, Tiradentes, Rota Bahia-Minas, Serra do Espinhaço e Serra da Canastra.
“Em 2022, Minas Gerais recebeu 30,9 milhões de turistas, o maior fluxo de visitantes no estado desde a série histórica registrada, a partir de 2008, pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais. Embora a cadeia produtiva do turismo venha se fortalecendo no estado, ainda há um enorme potencial a ser explorado. Para evidenciá-lo, o Sebrae Minas desenvolve projetos que têm ampliado a visibilidade e o o aos destinos mineiros, resultando no incremento da atividade turística e no surgimento de novos negócios nesses destinos”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Estímulo ao setor
Além de dar mais visibilidade em feiras e eventos do setor, os projetos desenvolvidos pelo Sebrae Minas também incluem ações como a elaboração de estudos e pesquisas para a identificação e promoção de novas ofertas turísticas, além da formatação de roteiros que serão comercializados pelas agências e receptivos turísticos da região. Ainda são promovidas capacitações para a melhoria da gestão dos negócios locais do setor turístico.
“Nos últimos dois anos, já mapeamos o potencial turístico de mais de 60 municípios no estado. Desses, 45 já têm plano de trabalho em execução e 47 cidades já foram atendidas por Agentes de Roteiros Turísticos. Nosso objetivo é reposicionar os destinos já conhecidos, para que estejam preparados para oferecer experiências memoráveis aos visitantes”, explica Marcelo Silva.
Conheça os projetos do Check in Turismo:
Check in Minas: evento criado com o objetivo de promover os destinos e o o ao mercado para pequenos negócios, por meio de Rodada de Negócios, Fan Tours, Press Trips e ações promocionais.
Check in na Rota das Oportunidades: metodologia que tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico local com a ajuda de soluções voltadas para o território como: dimensões DEL e dos estágios de maturidade dos destinos turísticos.
Check in Negócios: produtos criados para atender as especificidades dos pequenos negócios do setor, melhorando a gestão e operação desses empreendimentos para que possam alcançar melhores resultados.
-
50ª ABAV Expo – Estande Minas Gerais
De 27 a 29 de setembro
Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca
Rio de Janeiro/RJ
Informações: www.abavexpo.com.br
-
Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas
(31) 379-9275 / 9271 / 9276