Durante a 11ª edição da Semana do Produtor Rural de Virginópolis, que vai acontecer de 7 a 10 de agosto, no Parque de Exposições, o Sebrae Minas vai apresentar soluções para capacitação dos empresários do campo. Uma das ferramentas é o Empretec Rural, que será lançado no evento nesta quinta-feira (8/8) e busca trabalhar compentências e comportamentos empreendedores. Lançada em 2024, a iniciativa é uma solução do Empretec, principal programa de formação de empreendedores do mundo.
A região de Virginópolis é considerada uma vitrine na produção leiteira de excelência, favorecendo a demanda dos produtores por capacitações e investimentos nas propriedades. Diante deste cenário, a entidade também vai levar para o evento os programas Educampo – que oferece assistência gerencial e tecnológica para favorecer o aumento da produção, a competitividade e a rentabilidade das propriedades rurais; e o Sebraetec FIV – que trabalha o melhoramento genético do rebanho por meio da inseminação in vitro para melhoria da qualidade do leite e genotipagem.
Semana do Produtor Rural de Virginópolis
Durante os quatro dias de evento, a expectativa é gerar R$ 10 milhões em negócios e receber cerca de cinco mil pessoas. Além de capacitações voltadas para o produtor rural, o público ainda poderá conferir produtos e serviços de expositores em 46 estandes de marcas relacionadas à cadeia do leite.
Na programação, também está o tradicional Torneio Leiteiro que, neste ano, será o maior da história do evento, com a participação de 24 produtores e 31 animais. A competição terá três categorias: animais com maior produtividade; até 60 litros; e de vacas novilhas. A realização do evento é da Cooperativa dos Produtores de Virginópolis (Cooprovi), com apoio do Sebrae Minas e do SicoobCredicenm.
Parceria sólida e de bons resultados
A eficiência técnica e a produtividade leiteira alcançada pelos produtores rurais da região Leste do estado, também é resultado da parceria entre Sebrae Minas e Cooprovi. São 19 propriedades atendidas pelo Educampo, e cerca de 140 animais resultantes do Sebraetec FIV. Ainda são promovidos Dias de Campo e missões técnicas, para que os produtores rurais tenham o às boas práticas de outras regiões do país.
“Atuamos junto aos produtores com foco no aperfeiçoamento do negócio, ampliação de parcerias, adoção de novas tecnologias e práticas. Esse trabalho contribui para a sustentabilidade da bacia leiteira da região”, afirma o analista do Sebrae Minas Claudinei Gomes.
Dados da Cooprovi indicam que a bacia leiteira de Virginópolis e região conta com 400 produtores cooperados. A atividade movimenta uma cadeia extensa de negócios, que inclui fornecedores, prestadores de serviços até indústrias de laticínios. “O Sebrae tem sido um importante parceiro, ao oferecer apoio ao produtor rural e permitindo a ele ampliar sua rede de contatos e negócios”, avalia o presidente da Cooprovi, Alekes Leão.
-
Semana do Produtor Rural de Virginópolis
Data: 7 a 10 de agosto
Local: Parque de Exposições de Virginópolis
Informações: (33) 3416-1619
-
Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas – Regional Rio Doce e Vale do Aço
Fernanda Pereira
(31) 98250-1752