Entre 27 e 29 de maio, Uberlândia vai receber produtores, empresas, especialistas e instituições do setor em uma extensa programação para a Aquishow 2025. Nos últimos cinco anos, a piscicultura mineira registrou um salto expressivo em sua produção. De acordo com o Anuário da Piscicultura 2025, divulgado pela Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), o volume de peixes cultivados em Minas Gerais ou de 44,3 mil toneladas, em 2020, para 72,8 mil toneladas, em 2024 – um aumento de 64,3%. Esse desempenho colocou o estado na terceira posição entre os maiores produtores do Brasil, atrás apenas do Paraná e de São Paulo.
Nesse cenário, o Triângulo Mineiro vem ganhando espaço como um novo centro promissor. A região se beneficia de vantagens logísticas e estruturais, sendo um dos principais polos de insumos, transporte e comercialização do agronegócio nacional, além do grande potencial hídrico com as bacias dos Rios Grande e Paranaíba. Essas características favorecem o ambiente de negócios, impulsionam o crescimento da atividade na área e atraem eventos como o Aquishow 2025, considerado um dos mais importantes da aquicultura brasileira.
Parceiro do evento, o Sebrae Minas é o organizador de três painéis programados para o dia 29/5, voltados ao debate dos aspectos relacionados à legislação do setor, governança regional, além de mostrar a experiência de alguns produtores da região.
De acordo com o gerente do Sebrae Minas na Regional Triângulo, William Brito, o evento será uma oportunidade estratégica para mobilizar os atores locais e construir soluções conjuntas para os desafios enfrentados. “O potencial hídrico da região pode ser melhor aproveitado. Hoje, os piscicultores atuam de forma isolada. Nosso objetivo é ajudar a organizar essa cadeia produtiva, que enfrenta dificuldades com aspectos como processamento, comercialização e, até mesmo, descarte de resíduos. Este evento tem o intuito de mobilizar os piscicultores e as entidades relacionadas com essa cadeia produtiva, de forma que seja elaborado um plano de trabalho com ações de curto, médio e longo prazos”, afirma.
Também são apoiadores do evento: Faemg/Senar; Emater Regional; Sindicato Rural de Uberlândia; Secretaria Municipal de Agricultura; e Núcleo Sindical do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
Evento Tradicional
Desde 2009, a Aquishow Brasil tem se consolidado como um dos mais relevantes encontros do setor aquícola no país. Ela reúne os principais elos da cadeia produtiva. A expectativa dos organizadores é atrair 6 mil visitantes, entre produtores, empresários, pesquisadores e representantes do poder público. Esses visitantes virão de todas as regiões do Brasil e de ao menos 17 países. No evento anterior, houve forte presença latino-americana. Em 2024, o evento movimentou R$ 100 milhões em negócios. Agora, a meta para este ano é ampliar esse volume em 15%.
Sob o lema “Inovando e Crescendo com a Aquicultura”, a edição de 2025 apresentará tecnologias em genética, insumos, equipamentos e soluções sustentáveis. A programação inclui painéis técnicos, palestras e rodadas de negócios. Haverá também atividades paralelas voltadas à valorização do conhecimento e da inovação. Entre os destaques estão o torneio Tarrafeador de Ouro, o quiz interativo AquaQuiz e a entrega dos prêmios Inovação Aquícola e Personalidades Brasileiras da Aquicultura.
Programação Sebrae Minas na Aquishow 2025:
1– 29/05 – 9h às 10h
Tema: Governança na piscicultura – Desafios e oportunidades – Colaboração governamental para apoio da atividade
• William Brito – Gerente do Sebrae Minas na regional Triângulo
• Bruno Machado Queiroz – Assessor Técnico da Diretoria de Cadeias Produtivas da Seapa
• Ricardo Tuller – Gerente regional do Sistema Faemg/Senar
• Thiago Silveira – Secretário de Agronegócio Prefeitura Municipal de Uberlândia
• Mediador: Gilberto Carlos de Freitas – Gerente Regional da Emater-MG
2– 29/05 – 10h30 às 11h30
Tema: Alternativas e Oportunidades para aquicultura. Peixe Ornamental e Aquaponia
• Guido Salardani Fernandes + Produtores – Faemg
• Rodolfo Fontana Costa – Técnico em Aquaponia
• Produtor Aquaponia (PMU)
3 –29/05 – 14h às 15h
Tema: De produtor para produtor – cases de Produtores. Desafios e oportunidades na piscicultura
• Fortunato Antunes – Rakki Pescados – (Ipiaçu/MG)
• Luis Gustavo (R Fish) – Produtor de Uberlândia
• Edvaldo Lopo Alkmim – Fazenda Vista Alegre – (Manga/MG)
• Mediadora: Fabiana Vilela (analista técnico Sebrae Minas)
A programação completa você encontra no site Aquishow Brasil.
Serviço
Aquishow 2025
Data: 27 a 29 de maio
Local: Master Casteli
Informações no site
Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas | Regional Triângulo
Vanessa Braga (Stark)
(34) 99903 8603