A dificuldade em conciliar o cuidado com os filhos e a vida profissional é um fator determinante para a maioria das mães que decidem empreender. Para cerca de 70% delas, a maternidade influenciou a ideia de abrir um negócio, conforme apontou a pesquisa “Parentalidade e Empreendedorismo”, realizada pelo Sebrae Minas em 2024. Essa foi a realidade da empreendedora Daniela Costa, fundadora da Abarca Catering, a primeira confeitaria baby friendly de Belo Horizonte.
A empreendedora conta que já tinha um negócio antes de se tornar mãe, mas foi em 2019, com a chegada do filho, que ela entendeu que precisaria dar um novo rumo ao empreendimento. “Eu já trabalhava com alimentação inclusiva para eventos desde 2012, mas com o nascimento do meu filho, e em seguida a chegada da pandemia, precisei dar uma pausa. Quando retornei ao mercado, percebi que seria preciso transformar meu negócio”, relembra.
A antiga rotina de trabalhar em eventos durante a noite, sem horários estabelecidos para voltar para casa, não se encaixava mais no novo momento de vida da empreendedora. “Comecei a estudar outras possibilidades, testar novas coisas na cozinha. Eu já pesquisava sobre docinhos e bolos mais saudáveis, então resolvi me aprofundar e fazer algumas receitas. No final de 2020, comecei a oferecer esse novo cardápio de festas para bebês, inicialmente com doces e depois também com bolos”, conta Daniela.
Para ela, a maternidade foi o principal fator que transformou o seu negócio e uma mola propulsora em sua vida.
“A partir da maternidade, encontrei o meu propósito, desenvolvi a minha criatividade e coragem para colocar produtos inovadores no mercado. Sem dúvidas, depois que me tornei mãe, ei a me colocar no mundo de uma forma diferente”, destaca.
Reconhecimento
Daniela conta que, desde quando começou a empreender, procurou a ajuda do Sebrae Minas. “Fiz cursos voltados para microempreendedores individuais (MEI), de gestão financeira e de boas práticas na cozinha, que foram essenciais para começar o meu negócio”, destaca. Em 2023, ela teve a sua trajetória empreendedora reconhecida, quando venceu o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na categoria MEI.
“Ganhar esse prêmio foi muito importante para mim. As pessoas aram a olhar para o meu negócio de uma forma diferente, com mais respeito e valor pelo meu trabalho”, ressalta. Além disso, Daniela conta que recebeu uma mentoria, começou a investir no marketing do negócio e fez um rebranding da marca. “ei a me atentar para áreas do negócio que antes eu não me dedicava tanto. Hoje, a comunicação visual está muito mais estruturada e o meu negócio bem mais profissional”, revela.
Para o futuro, Daniela conta que pretende expandir o negócio, contratar funcionários, fazer novas parcerias e lançar um curso de confeitaria baby friendly. “Hoje estou vivendo um bom momento do negócio. Desenvolvi novas receitas, trouxe ingredientes veganos para o cardápio, criei meu próprio chocolate. Sinto que estou no caminho certo”, diz, confiante.
Conheça o negócio da empreendedora Dan Costa. Visite o perfil do ‘Abarca Catering’, no Instagram.
-
Pesquisa Mulheres Empreendedoras 2025
Segundo a pesquisa “Mulheres Empreendedoras”, realizada pelo Sebrae Minas em fevereiro de 2025, conciliar o trabalho e a vida pessoal é um desafio significativo para as mulheres, citado por 46% das entrevistadas. O dado se torna ainda mais relevante considerando que 72% das empreendedoras têm filhos, e muitas delas (52%) não contam com a participação da família no negócio. Políticas que promovam a flexibilidade e o apoio à maternidade, como horários flexíveis, espaços de coworking com creches e redes de apoio são essenciais para ajudar a aliviar essa carga.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31) 3379-9275 / 9276 / 9278 / 9139
mg.mg-agenciasebrae-br.informativomineiro.com