ASN MG Atualização
Compartilhe

Belo Horizonte recebe cerca de 800 educadores na 5º edição do seminário ConheCER

Evento teve, nesta edição, o tema “Os Sentidos da Educação Empreendedora”
Por Da Redação
ASN MG Atualização
Compartilhe

Belo Horizonte recebeu a 5ª edição do ConheCER – Seminário Internacional de Educação Empreendedora. O evento, que acontece desde 2017, reuniu cerca de 800 educadores, gestores escolares, pesquisadores e estudiosos da área da educação. O encontro aconteceu na sede do Sebrae Minas, na quinta-feira (06/10) e na sexta-feira (07/10). Nesta edição, que aconteceu pela segunda vez na capital mineira, o tema foi “Os Sentidos da Educação Empreendedora”, com a proposta de trazer reflexões sobre os novos saberes e experiências de aprendizagem.

O seminário foi aberto, na quinta-feira, pelo diretor superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha. “É importante ressaltar a forte atuação do Sebrae Minas na área da educação empreendedora. Acreditamos que empreendedorismo é, acima de tudo, sinônimo de atitude. Uma nova realidade está surgindo no país e no mundo e vários projetos de educação empreendedora têm sido criados. Esse encontro reflete a essência disso. Me considero, acima de tudo, um educador”, destacou.

As discussões foram abertas com a palestra internacional do professor e doutor Jacinto Jardim, com o tema “Os Sentidos da Educação Empreendedora – Práticas e Tendências Globais”. Jacinto falou sobre como Portugal e outros países pelo mundo fazem da educação empreendedora uma ferramenta de inovação na maneira de educar e um caminho de transformação por meio das atitudes empreendedoras.

“O primeiro ato de toda educação empreendedora a pela construção de uma humanidade, fomentada pela proximidade, pelo amor em si que deve existir entre alunos e professores. E o Sebrae desempenha, no mundo, um papel fundamental. As tendências globais am também por um trabalho coletivo numa tríplice hélice do comportamento, das emoções e dos valores. Se o Papa já disse, em 1980, que viu por aqui um belo horizonte, o mesmo digo eu, no sentido específico da educação empreendedora”, disse o professor.

Tempo presente

Outro destaque do evento na quinta-feira (06/10) foram os painéis com a participação de convidados especiais. O primeiro deles, “Os Sentidos de uma nova Educação”, foi mediado pela professora e mestre em Educação, Manu Bezerra, com a participação de Débora Garofalo e Carol Mariano. “Quando fui convidada para fazer parte da construção do seminário, entendi a necessidade de aproximarmos a linguagem da educação regular com as potencialidades da educação empreendedora. Os educadores, de forma geral, ainda sentem que esses universos não dialogam. O conseguiu fazer essa ponte, ou seja, conectar a educação empreendedora com o cotidiano da realidade das escolas”, avaliou Manu Bezerra.

A gerente de Educação e Empreendedorismo do Sebrae Minas, Fabiana Pinho, ressaltou a importância do encontro e do diálogo entre os educadores. “Trata-se de um seminário extremamente importante porque ele é um marco na apresentação de tendências sobre a educação empreendedora. Nós defendemos e buscamos uma educação de qualidade e o empreendedorismo traz isso para a educação. Nosso grande objetivo é potencializar esses novos saberes”, ressaltou.

Dança e poesia nordestina

A arte não poderia ficar de fora. Também participaram do seminário o grupo mineiro de dança 1º Ato e a poeta, pedagoga e professora paraibana Juliana Soares, que encantou a plateia na quinta-feira (06/10) com suas histórias de superação e amor à literatura. “Aprendi a ler o mundo já na minha infância, através do rio que corta minha cidade Cabaceiras, a “Roliúde” nordestina. É bom lembrar que, em 2019 conheci um programa do Sebrae que mudou minha trajetória. Tive um insight durante o processo, e percebi que poderia ser uma empreendedora por meio da minha escrita e da literatura”. Pedagoga de formação, com especialização em Educação Infantil, com mestrado em Formação de Professores, Juliana já publicou dois livros infanto-juvenis.

O seminário também recebeu na quinta-feira (06/10) a palestra Educação Financeira na Escola. O gerente de Articulação para o Desenvolvimento Econômico do Sebrae Minas, Alessandro Chaves, e a chefe da divisão de educação financeira da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) apresentaram uma plataforma idealizada pelo Sebrae Minas, em parceria com a CVM e o Ministério da Educação (MEC), para capacitar professores para promover a educação financeira entre os alunos.

“O objetivo é formar professores para disseminar a educação financeira nas escolas brasileiras. De forma gratuita, simples e interativa, a plataforma auxilia no desenvolvimento de competências empreendedoras, que vão impactar a vida individual, familiar e a comunidade educativa através de projetos desenvolvidos em cocriação com os estudantes”, explica Alessandro. Os interessados podem ar a plataforma clicando aqui.

-

Oficinas

Na sexta-feira (07/10), o evento recebeu diversas oficinas. A professora Sande Almeida ministrou a “Oficina Protagonizar – Como ser um(a) professor(a) protagonista utilizando metodologias ativas e Educação Empreendedora.” A educadora Débora Garofalo ministrou a “Oficina de Sucatas e Robótica – Como utilizar metodologias ativas, cultura maker e robótica na sala de aula”; e, por fim, o designer Lucas Alves trouxe a “Oficina de Pensamento Visual – Como desenvolver métodos de planejamento e exposição de conteúdo de maneira visual.”

O seminário ConheCER 2022 é uma realização do CER – Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora, uma plataforma digital, referência em estudos, pesquisas, ferramentas e tecnologias sobre Educação Empreendedora. Sua proposta é ser um hub de educação e laboratório na produção de conhecimento, conectando educadores às soluções inovadoras e gerando valor para todo o ecossistema de educação.

-

Imprensa Prefácio Comunicação

André Di Bernardi – (31) 3379-9278 / 9271 / 9275

[email protected]

  • cer sebrae
  • CER;
  • ConheCER
  • educação empreendedora
  • sebrae minas
  • Seminário ConheCER
  • seminário de educação empreendedora