Quinze empreendedores do bairro Vila das Roseiras, em Divinópolis, atendidos pelo programa Comunidade Empreendedora, do Sebrae Minas, participaram da primeira edição da feira livre, parte do plano estratégico da iniciativa. A ação ocorreu no último domingo (27/4), na Praça Esportiva Beraldino Batista Braga, e contou com donos de salões de estética e beleza, brechós, lanchonetes e salgaderias.
A proprietária do brechó Pink Look, Gleide Ferreira, inaugurado há pouco mais de um ano, destaca que foi uma oportunidade de ampliar a conexão com a comunidade e conquistar novos clientes. “O brechó me permite trabalhar de casa, que é algo que eu gosto. A feira ajudou a divulgar meu negócio e ampliar as vendas”, afirma.
A próxima edição da feira será no bairro Jardim Copacabana, no dia 4 de maio. De acordo com o analista do Sebrae Minas Alex Caetano, a ação é uma forma de incentivar o trabalho dos empreendedores comunitários, além de promover um espaço público de negócios entre eles. “A feira superou nossas expectativas, pois a comunidade abraçou o projeto e compareceu à praça, gerando um volume significativo de vendas para os expositores”, ressalta.
Sobre o Comunidade Empreendedora
Este é o segundo ano de atuação do programa Comunidade Empreendedora em Divinópolis. Na primeira etapa, o Sebrae Minas realizou um mapeamento do número total de empreendedores que atuam nas periferias da cidade, identificando 2.762 empreendimentos, entre empreendedores informais, microempreendedores individuais (MEI) e microempresas. A maioria dos negócios ainda apresenta um baixo nível de maturidade.
Ao longo de 2025, o programa vai promover cerca de 30 encontros de capacitação, com treinamentos e palestras sobre temas relacionados à formalização, estratégias de precificação, gestão de fluxo de caixa e capital de giro, além de planejamento de conteúdo para redes sociais. A iniciativa atenderá 120 empresas selecionadas.
Lançado em 2023, o Comunidade Empreendedora é uma realização do Sebrae Minas em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), com o objetivo de estimular o empreendedorismo e impulsionar a competitividade dos pequenos negócios localizados em vilas e favelas do estado. A ação também busca aprimorar a gestão desses empreendimentos, promovendo a cooperação, a criatividade e a geração de novas oportunidades de negócios, trabalho e renda em comunidades de Minas Gerais.
Assessoria de Imprensa – Sebrae Minas | Regional Centro-Oeste e Sudoeste
Thiago Carvalho (Stark)
(37) 98829-3910 (WhatsApp)
[email protected]