ASN MG
Compartilhe

Sebrae lança Programa Cidade Inteligente no Congresso Mineiro de Municípios

Quatro cidades mineiras foram selecionadas para o projeto-piloto: Curvelo, São João del-Rei, Uberlândia e Patos de Minas
Por Felipe Repolês
ASN MG
Compartilhe

O Sebrae Minas lançou, nesta terça-feira (6), o Programa Cidade Inteligente, durante o Congresso Mineiro de Municípios, realizado pela AMM, em Belo Horizonte. A iniciativa visa apoiar prefeituras na criação de ambientes urbanos mais inovadores, sustentáveis e eficientes, com base no uso estratégico da tecnologia e da transformação digital. A proposta é fomentar melhorias concretas na gestão pública e na qualidade de vida da população.

Desenvolvido em sete módulos e com duração de 18 meses, o programa oferecerá e técnico completo às prefeituras, ando por diagnóstico de maturidade tecnológica, capacitação de equipes, planejamento de soluções digitais, visitas de benchmarking nacional e internacional, além de acompanhamento estruturado da implantação dos projetos.

Quatro cidades mineiras foram selecionadas para o projeto-piloto: Curvelo, São João del-Rei, Uberlândia e Patos de Minas. Essas prefeituras atendem aos pré-requisitos do programa, como a implementação da Lei de Liberdade Econômica, funcionamento da Sala Mineira do Empreendedor e bom desempenho no Potenciômetro de Inovação em Territórios.

O prefeito de Curvelo, Luiz Paulo, destacou a importância da iniciativa para o futuro da gestão pública. Acreditamos que a inovação, quando bem aplicada, tem o poder de transformar a vida das pessoas. Participar do Cidade Inteligente é uma oportunidade de acelerar essa transformação em Curvelo, melhorando inclusive a atuação dos gestores municipais. Espero que Curvelo sirva de exemplo para outras cidades, e contamos com o Sebrae, como parceiro estratégico dessa transformação,” afirmou.

Já o prefeito de São João del-Rei, Aurélio Suenes, ressaltou o papel da inovação como eixo estratégico de desenvolvimento municipal. “Estamos animados com a possibilidade de tornar nossa cidade uma referência em inovação pública. E quando falamos de inovação, falamos não só de tecnologia, mas de processos também. O programa nos ajudará a conectar nossas tradições históricas com soluções modernas que atendem às demandas da sociedade atual,” disse.

A metodologia do programa inclui mais de 400 horas de atividades e está estruturada para envolver diferentes atores locais na governança do projeto, como secretarias municipais, universidades, entidades do ecossistema de inovação, conselhos e representantes da sociedade civil. Essa articulação busca garantir o alinhamento das ações com as reais necessidades de cada município.

“O Programa Cidade Inteligente foi desenhado para atender à diversidade e à realidade dos territórios mineiros, ajudando os municípios a planejar e implementar soluções tecnológicas de forma estruturada, com foco em resultados e impacto social”, explicou Marcelo de Souza e Silva, Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.

Ele reforça, ainda, que o programa pretende fomentar a geração de negócios inovadores, promovendo o desenvolvimento econômico local.

Lina Volpini – gerente da Unidade de Inovação e Mercado do Sebrae Minas; Rogério Corgosinho – gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Serviços Financeiros do Sebrae Minas; Luiz Paulo – prefeito de Curvelo;
Marcelo de Souza e Silva, presidente Sebrae Minas; Fabiano Alves – Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Uberlândia; e Aurélio Suenes – prefeito de São João del-Rei

As atividades nos municípios-piloto começam em maio de 2025, com a realização dos primeiros diagnósticos e workshops de capacitação. A expectativa é de que, ao fim da jornada, as cidades participantes tenham avançado significativamente em governança digital, prestação de serviços públicos e sustentabilidade urbana.

Medalha do Mérito Municipalista Celso Mello de Azevedo

Durante o Congresso Mineiro de Municípios, o presidente do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, foi homenageado com a Medalha do Mérito Municipalista Celso Mello de Azevedo, concedida pela Associação Mineira de Municípios (AMM). A medalha, recebida na edição comemorativa de 40 anos do evento, reconhece a contribuição do Sebrae Minas para o fortalecimento dos municípios mineiros.

Em seu agradecimento, Silva destacou que a honraria simboliza uma trajetória construída coletivamente com o time do Sebrae, e reafirmou o compromisso da instituição com o desenvolvimento territorial. “Acreditamos na gestão pública como ferramenta de inovação, inclusão e progresso. Por isso, investimos em ações como o Cidade Inteligente, que transformam realidades, promovem competitividade e melhoram a vida das pessoas,” afirmou o presidente.

Marcelo de Souza e Silva e Marcos Vinícius, presidente da AMM, no Congresso Mineiro de Municípios

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31) 3379-9276 / 9278 / 9139
(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)
[email protected]

  • Congresso Mineiro de Municípios
  • Inovação
  • Programa Cidade Inteligente
  • projeto-piloto